José Patrício/AE
José Patrício/AE

Corinthians bate Ituano e está na semifinal do Paulistão

Em partida tranquila, equipe alvinegra vence por 3 a 0 com gols de Jorge Henrique, Ronaldo e Cristian

Rafael Vergueiro, estadao.com.br

31 de março de 2009 | 23h40

SÃO PAULO - Com mais tranquilidade do que esperava, o Corinthians garantiu na noite desta terça-feira uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista. Em partida fácil no Pacaembu válida pela 18.ª rodada, a equipe teve uma boa atuação e bateu o Ituano por 3 a 0.

Veja também:

linkRonaldo está fora do jogo contra o Mirassol no domingo

tabela Campeonato Paulista - Classificação

som Ouça os gols no Território Eldorado: Corinthians 1 X 0 Ituano; Corinthians 2 X 0 Ituano; Corinthians 3 X 0 Ituano 

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

A vitória deixa a equipe alvinegra com 38 pontos e em segundo lugar. O Santos, quito colocado com 31, tem apenas mais dois jogos e não pode mais alcançar o clube do Parque São Jorge. O Ituano, em 15.° lugar e com 17 pontos, segue na luta para escapar do rebaixamento.

O jogo deste terça foi um dos melhores do Corinthians na temporada 2009. Mano Menezes escalou o time com três atacantes (Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo) e viu o esquema surtir efeito logo no início da partida.

Aos 2 minutos, em cobrança de escanteio, Jorge Henrique encontrou um buraco na defesa adversária e subiu livre para cabecear a bola para o fundo do gol. A vantagem no começo deu tranquilidade aos mandantes para construírem o triunfo.

Bem postado na zaga, o Corinthians passou aproveitar os espaços dados pelo adversário para levar mais perigo ao gol de Alexandre Favaro. O Ituano parecia não ter força para jogar de igual para igual.

Com isso, aos 27 minutos, em rápida cobrança de falta, Alessandro recebeu na lateral da área e cruzou com perfeição para Ronaldo. Sem marcação, o atacante teve apenas o trabalho de desviar a bola para as redes e fazer mais uma vez a festa da torcida presente no Pacaembu.

Em seis partidas disputadas, este foi o quinto gol do Fenômeno com a camisa corintiana. No time, ele só perde para o zagueiro Chicão, que já tem seis gols no Campeonato Paulista.

Ainda no primeiro tempo, sem fazer muita força, o Corinthians chegou ao terceiro gol. Aos 40 minutos, Cristian cobrou falta de longa distância e contou com a colaboração do goleiro Alexandre Favaro, que saltou mal para a bola e deixou ela entrar.

Com a vitória praticamente garantida, o time alvinegro voltou para a etapa final claramente com o objetivo de apenas administrar o resultado. Mano aproveitou para fazer alguns testes e colocou em campo Boquita Túlio e Morais, para as saídas de Wellington Saci, Elias e Dentinho.

Pelos lados do Ituano, praticamente nenhum jogador teve atuação destacada. Nem o bom lateral-direito Henrique conseguiu assustar o goleiro Felipe com suas descidas pela esquerda.

Corinthians3
Felipe; Alessandro    , Chicão, William e Wellington Saci (Boquita); Cristian, Elias (Túlio    ) e André Santos; Jorge Henrique, Dentinho (Morais    ) e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes
Ituano0
Alexandre Favaro; Henrique, Anderson, Tiago Bernardi     (Alex Fraga) e Ceará    ; Reinaldo (Ricardo Xavier), Serginho, Moacir     e Muriqui; Peter     (Carlos Eduardo    ) e Alex Afonso
Técnico: Zetti
Gols: Jorge Henrique, aos 2, Ronaldo, aos 27, e Cristian, aos 40 minutos do primeiro tempo

Árbitro: Guilherme Cereta de Lima

Renda: R$ 461.496

Público: 19.832 pagantes

Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)

FUTURO

Já classificado, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, às 16 horas, quando joga no interior contra o Mirassol na última partida da fase classificatória. No mesmo dia e horário, o Ituano tenta se livrar do rebaixamento em casa contra o Marília.

A equipe do técnico Mano Menezes deve poupar vários atletas no fim de semana, pois já está visando a semifinal do Paulistão. Nesta terça, Morais, Túlio e Alessandro forçaram o terceiro cartão amarelo para entrarem 'limpos' na próxima fase.

Ronaldo, que fez seu quarto confronto seguido pelo Corinthians (igualou a sua maior série pelo Milan, em 2007), mais uma vez ficou em campo durante os 90 minutos. Já no domingo, deve ganhar folga, já que ainda não atingiu sua melhor forme física.

ÚNICO INVICTO

O Corinthians continua sendo a única equipe que ainda não foi derrotada no Paulistão 2009. Agora são 10 resultados positivos e oito empates. Na temporada, o time ainda tem mas duas vitórias, contra o Estudiantes (ARG) em amistoso e diante do Itumbiara na primeira fase da Copa do Brasil.

A última derrota corintiana aconteceu em novembro do ano passado, para o América-RN, na rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.