19 de abril de 2009 | 17h52
Nilton Fukuda/AE
Ronaldo toca na saída de Bosco para fazer o segundo gol do Corinthians e selar a classificação
SÃO PAULO - Bastaram apenas dois minutos para o Corinthians garantir na tarde deste domingo uma vaga na grande final do Campeonato Paulista. Em partida bastante disputada no Morumbi, a equipe alvinegra fez dois gols relâmpagos no início do segundo tempo e superou o São Paulo por 2 a 0, na partida de volta pela semifinal da competição.
Veja também:
Confira os principais lances da vitória do Corinthians
'Que velocidade, hein gordo', disse Mano a Ronaldo após gol
Mano ironiza previsão furada de Muricy Ramalho
Muricy minimiza nova eliminação em mata-mata
São-paulinos admitem superioridade do Corinthians
Vote: quem será o campeão do Paulistão?
Ouça os gols no Território Eldorado: São Paulo 0 X 1 Corinthians; São Paulo 0 X 2 Corinthians
Veja mais imagens da partida deste domingo
Bate-Pronto: Veja a seleção da rodada
Campeonato Paulista - Calendário / Resultados
Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão
Com o resultado positivo, o time comandado pelo técnico Mano Menezes ainda garantiu a vantagem de jogar por dois resultados iguais na decisão do campeonato diante do Santos. Se tivesse empatado, o clube do Parque São Jorge também teria se classificado, mas a vantagem na final seria da equipe da Vila Belmiro.
No confronto deste domingo, os dois técnicos demoraram muito para divulgarem as escalações e surpreenderam ao entraram em campo com três atacantes. O Corinthians repetiu a escalação da semana passada, quando ganhou por 2 a 1 no Pacaembu na ida, com Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo, enquanto o São Paulo entrou em campo com Dagoberto, Borges e Washington.
Com isso, o primeiro tempo foi aberto, com o time tricolor mais presente no setor ofensivo, já que precisava da vitória para se classificar. Já os visitantes apostavam em jogadas perigosas nos contra-ataques e tinham em André Santos seu principal articulador.
A principal chance de gol são-paulina no primeiro tempo esteve nos pés de Washington, que aos 12 minutos ganhou da marcação mas, de frente para o gol, pegou fraco e mandou nas mãos de Felipe. Aos 19, Jorge Wagner também teve grande oportunidade em passe perfeito de Borges, mas Felipe fez bela defesa.
O Corinthians foi para o intervalo consciente de que precisava melhorar para não ser tão sufocado pelo adversário e garantir a classificação em um contra-ataque bem encaixado. E foi exatamente isso o que aconteceu.
FESTA CORINTIANA
No segundo tempo, o São Paulo ainda chegou a mandar uma bola no travessão com Borges de cabeça, logo aos 35 segundos, mas logo depois que o susto passou a torcida alvinegra, que ocupou apenas 10% do Morumbi neste domingo, pôde fazer a festa.
LANCES DA PARTIDA |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Aos 11 minutos, Douglas dominou bola no campo de defesa, arrancou em velocidade e passou para Ronaldo. Com perfeição, ele deixou Jorge Henrique livre, na cara do gol. O ex-botafoguense chutou com força e Bosco fez grande defesa, mas a bola pegou na trave e sobrou limpa novamente para Douglas, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol.
O gol abalou o São Paulo e o balde de água fria definitivo sobre os mandantes veio apenas um minuto depois. Em belo passe de Cristian, o Fenômeno ganhou na velocidade de Rodrigo e tocou com perfeição na saída de Bosco para praticamente definir a classificação alvinegra.
TRANQUILIDADE
Com a vaga quase garantida, o Corinthians ainda aproveitou o desespero do São Paulo no segundo tempo para apenas trocar passes e fazer o tempo correr para garantir a vaga. Perdidos em campo, os comandados de Muricy Ramalho não puderam mais reagir.
Com espaço, a equipe do Parque São Jorge ainda criou boas oportunidades e só não ampliou a vantagem devido à displicência de alguns jogadores. Aos 34, Douglas ficou de frente para o gol, mas não arrematou como deveria e perdeu a chance de balançar mais uma vez as redes.
NA DECISÃO
Agora, o Corinthians terá a semana livre para se preparar para o primeiro jogo da final contra o Santos, no próximo domingo, em local ainda não definido. Dentinho, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o São Paulo, é o único desfalque certo.
TAÇA DOS INVICTOS
Além de bater o São Paulo por 2 a 0 no Morumbi e se classificar à final do Paulistão, o Corinthians ainda pôde comemorar neste domingo a conquista da Taça dos Invictos. A equipe alvinegra atingiu a marca de 21 jogos sem derrotas no Paulistão e superou justamente o clube do Morumbi, que ficou 20 confrontos sem conhecer um resultado negativo entre 20 de março de 2006 e 17 de março de 2007.
SÃO PAULO | 0 | CORINTHIANS | 2 | |
Bosco; Rodrigo , Renato Silva, Miranda e Junior Cesar; Jean, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto (Wellington), Washington e Borges. Técnico: Muricy Ramalho | Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos (Diego); Cristian , Elias e Douglas; Jorge Henrique, Ronaldo (Boquita) e Dentinho (Morais)). Técnico: Mano Menezes | |||
Gols: Douglas, aos 11, Ronaldo, aos 12 minutos do segundo tempo Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa); Auxiliares: Vicente Romano Neto e Giovani César Canzian; Renda: R$ 1.556.880,00; Público: 45.710 pagantes; Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). |
Encontrou algum erro? Entre em contato