Corinthians bate Palmeiras e aumenta crise do rival no Brasileirão

Equipe de comandada por Tite aproveita dois erros do arquirrival e afunda time na zona do rebaixamento

Demétrio Delvechio, O Estado de S. Paulo

16 de setembro de 2012 | 15h02

SÃO PAULO - De nada adiantou a demissão de Luiz Felipe Scolari, a promessa de bicho dobrado em caso de vitória, ou Marcos Assunção voltar antes do tempo e jogar no sacrifício. Nervoso e com um jogador a menos em campo por mais de uma hora, o

Mesmo com um a menos, o Palmeiras era mais perigoso. Marcos Assunção exigiu grande defesa de Cássio, que pegou no reflexo chute forte do volante, aos 28 minutos. Barcos também tentou, mandando por cima. Mas a grande chance foi de Henrique, que desviou de cabeça falta batida por Marcos Assunção. A bola bateu na trave direita, atravessou a frente do gol, e saiu em linha de fundo.

No segundo tempo, ao invés de voltar mais centrado, o Palmeiras pareceu estar mais nervoso. E isso se via nos seguidos erros de saída de bola. Na primeira chance, Romarinho mandou para fora. Na segunda, não teve como impedir que o Corinthians ampliasse. Juninho perdeu para Douglas, que tocou para Danilo. Este cruzou e encontrou Paulinho livre para cabecear no contrapé e fazer 2 a 0.

Depois disso, só restou a Narciso lançar o Palmeiras ao ataque, tirando Corrêa e Marcos Assunção para colocar em campo Tiago Real e Obina. Mas a falta de opções no banco ficou visível quando Márcio Araújo substituiu João Vítor.

Desfigurado, o Palmeiras jogou no campo de ataque os últimos minutos de partida. Aos 26, Valdivia quase marcou, mas Cássio fez linda defesa, no ângulo. O chileno também perderia uma chance clara, cabeceando por cima, pouco depois.

Para aumentar as reclamações contra o árbitro Marcelo Ribeiro de Souza, ele deixou de dar pênalti quando Cássio falhou, Guilherme Andrade tentou ficar com o rebote, dominou na coxa, mas viu a bola ir em direção ao seu braço na sequência. O árbitro entendeu que o toque não foi intencional, para desespero dos palmeirenses.

Mas ainda haveria tempo para mais polêmica. Aos 43, Obina derrubou Paulo André e cruzou para Valdivia, que dominou no peito e marcou. O árbitro assinalou gol, enquanto o auxiliar apontava falta. Os corintianos reclamaram muito, até que Marcelo Ribeiro conversou com o bandeirinha e mudou de ideia. Aí foram os palmeirenses que enlouqueceram.

PALMEIRAS 0 X 2 CORINTHIANS

PALMEIRAS - Bruno; Artur, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; Marcos Assunção (Obina), João Vitor (Márcio Araújo), Corrêa (Tiago Real) e Valdivia; Luan e Barcos. Técnico - Narciso (interino).

CORINTHIANS - Cássio; Guilherme Andrade, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas (Edenilson); Romarinho (Giovanni) e Martínez (Jorge Henrique). Técnico - Tite.

GOLS - Romarinho, aos 21 minutos do primeiro tempo. Paulinho, aos 8 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Marcelo Ribeiro de Souza (SP).

CARTÕES AMARELOS - Obina, Artur, Barcos, Fábio Santos, Danilo, Ralf, Cássio, Martínez e Romarinho.

CARTÃO VERMELHO - Luan.

RENDA - R$ 495.577,00.

PÚBLICO - 26.068 torcedores (total)

LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

LANCES DO JOGO

FRASE:

Maurício Ramos (Palmeiras): "É vacilo nosso, isso não pode acontecer. Ainda depende só de nós. Sei que está difícil, mas pedimos para a torcida continuar apoiando."

Paulinho (Corinthians): "É um clássico. Um jogo muito truncado, muito difícil e o importante foram os três pontos. Agora é descansar e pensar no próximo jogo."

SEGUNDO TEMPO

RESUMO: O Corinthians marcou o segundo gol logo no começo do segundo tempo e dificultou para o Palmeiras. Atrás no placar, o Palmeiras dominou a partida até o fim, mas não conseguiu chegar marcar. Ainda durante o jogo, torcedores tentavam invadir os camarotes do Palmeiras para pressionar a diretoria.

48min - Acabou.

43min - Após cobrança de lateral, Obina divide e cruza para Valdivia. O meia mata no peito e bate de primeira descontando para o Palmeiras. O juiz valida o gol, porém o bandeira marca falta do atacante. Pressionado, juiz conversa com bandeirinha, volta atrás e anula o gol.

40min - Obina recebe lançamento de Valdivia e tenta bater cruzado, mas acerta a rede pelo lado de fora.

37min - Última alteração no Corinthians: sai Douglas e entra Edenílson.

35min - Alteração no Corinthians: sai Romarinho e entra o meia Giovanni.

34min - Márcio Araújo cruza pela direita. A bola toca no braço de Guilherme Andrade e torcida pede pênalti. Árbitro não marca.

32min - Em bela jogada, Tiago Real cruza para Artur, que ajeita de cabeça para Valdivia. O chileno, sozinho, manda para fora.

30min - Vaiado, João Vitor é substituído por Márcio Araújo, última alteração do Palmeiras.

28min - Palmeiras pressiona. Tiago Real rola para Barcos, que, na entrada da área, bate por cima do gol.

26min - Valdivia bate de fora da área e Cássio faz linda defesa, espalmando para escanteio.

23min - Danilo dá entrada criminosa em Maurício Ramos e recebe o cartão amarelo. É o terceiro dele e não enfreta o Botafogo na próxima rodada.

20min - Narciso promove mais uma alteração no Palmeiras: Sai o Marcos Assunção e entra o atacante Obina.

18min - Esquentou o clima. Jogadores do Corinthians acusam o lateral Juninho de deixar o pé em dividida com Romarinho.

15min - O Palmeiras melhora no jogo com a entrada de Tiago Real e pressiona o Corinthians.

14min - Substituição no Palmeiras: sai Correa, entra Tiago Real.

12min - Valdivia faz fila no meio-campo, vê o goleiro adiantado e tenta de longe, mas a bola sai por cima do gol.

8min - GOOOOOOOLLLLL DO CORINTHIANS - João Vitor perde a bola no meio-campo, Romarinho toca para Danilo, que cruza na cabeça de Paulinho. O volante acerta no contrapé do goleiro Bruno e amplia o placar.

7min - Corinthians volta melhor para o segundo tempo e pressiona o Palmeiras no campo de ataque.

3min - Corinthians quase chega ao segundo gol. Guilherme Andrade se infiltra pela direita, a bola sobra para Jorge Henrique que ajeita de calcanhar para Romarinho disparar por cima do gol.

1min - O Corinthians volta com uma alteração: sai  Martinez e entra Jorge Henrique, com a camisa 23. O Palmeiras voltou igual, sem alterações.

FRASE:

Fabio Santos (Corinthians): "Precisamos ter a cabeça no lugar e tomar cuidado para não perdermos nenhum jogador no segundo tempo."

Marcos Assunção (Palmeiras): "Tomamos um gol no vacilo, mas mesmo com um homem a menos estamos jogando melhor. Agora temos que correr muito mais para conseguir virar o jogo."

PRIMEIRO TEMPO

RESUMO: O Palmeiras começou melhor o jogo, mas acabou levando o gol e se perdeu na partida. Nervoso em campo, Luan foi expulso e dificultou as coisas para sua equipe. Apesar do homem a menos, a equipe de Narciso jogou melhor e criou oportunidades para empatar o jogo.

48min - Acabou.

45min - Valdivia faz ótima lançamento para Artur, que na frente de Cássio bate para fora. Porém, o bandeirinha já assinalava impedimento.

42min - Marcos Assunção cobra falta na cabeça de Barcos, que manda bola na trave, assustando a torcida corintiana.

38min - Mesmo com um expulso, o Palmeiras cria mais oportunidades e segue em busca do gol de empate.

35min - Artur acerta Martinez e recebe o cartão amarelo. O lateral-direito está fora do próximo jogo contra o Figueirense.

34min - Palmeiras continua atrás do gol de empate. Artur tabela com Barcos, mas bate em cima de Cássio.

33min - Cássio demora para colocar a bola em jogo e também é recebe cartão.

32min - Em belo jogada individual, Barcos corta Wallace e bate para fora.

31min - Agora foi a vez do Corinthians, Martinez comete falta dura em cima do João Vitor e também recebe o amarelo. Juiz continua distribuindo cartões.

29min - O Palmeira demonstra nervosismo dentro de campo. Barcos pega Ralfa por trás e também recebe cartão amarelo.

28min - Marcos Assunção cobra falta de longe e Cássio, de manchete, espalma para longe.

25min - De cabeça quente, Luan se estranha com Guilherme Andrade, leva o segundo cartão amarelo e acaba expulso pelo juiz.

23min - Romarinho leva o cartão amarelo pela suposta provocação.

22min - Confusão no campo. Após o gol, Luan vai para cima de Romarinho, alegando que o jogador teria provocado a torcida palmeirense.

21min - GOOOOLLLLL DO CORINTHIANS - Martinez briga pela bola dentro da área, Romarinho aparece por trás, rouba de Juninho e bate no canto de Bruno para abrir o placar para o Corinthians.

20min - Danilo faz bela jogada pela esquerda e cruza para Paulinho que cabaceia para fora.

17min - Luan avança pela esquerda, invade a área e cai. O juiz entende como simulação e aplica o cartão amarelo, deixando o atacante fora do próximo jogo do Palmeiras.

15min - Artur avança com a bola dominada e arrisca de longe, mas a bola passa longe do gol defendido por Cássio.

12min - Sem muita objetividade, o Corinthians tenta manter a posse de bola no campo ofensivo.

10min - O Palmeiras toma a iniciativa e ataque o mais o Corinthians, mas peca no passe final e não consegue finalizar.

6min - O Palmeiras começa com muita disposição e não dá espaço para o Corinthians jogar.

4min - Luan recebe lançamento pela ponta esquerda e, mesmo sem ângulo, bate para a defesa de Cássio.

3min - Os dois times começam pressionando na marcação, deixando o jogo truncado no meio-campo.

1min - Começou. Com a derrota na última partida e a péssima posição na tabela, o Palmeiras aposta tudo contra o Corinthians. Narciso comanda a equipe, que ainda busca um treinador após de demitir Felipão. O Corinthians, que não almeja mais nada no campeonato, promete dificultar para o rival.

ESCALAÇÕES

PALMEIRAS: Bruno; Artur, Mauricio Ramos, Henrique e Juninho; João Vitor, Correa, Marcos Assunção e Valdivia; Luan e Barcos. Técnico: Narciso

CORINTHIANS: Cássio; Guilherme Andrade, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Martínez e Romarinho. Técnico: Tite

Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.