Corinthians empata com Coritiba e fica longe da ponta

O Corinthians mais uma vez perdeu nesta quarta-feira a oportunidade de se aproximar dos líderes do Campeonato Brasileiro e entrar de vez na briga pelo título. No Estádio Couto Pereira, o time corintiano apenas empatou com o Coritiba por 1 a 1 e foi para 37 pontos, na sexta colocação da tabela. O líder Palmeiras tem 44 pontos.

ANDRÉ RIGUE, Agencia Estado

17 de setembro de 2009 | 00h17

A meta do técnico Mano Menezes era conseguir a vitória para reduzir a diferença a cinco pontos. Contudo, o Corinthians falhou na marcação da bola área e levou um gol de cabeça ainda no primeiro tempo. O clube paulista, que não contou com Jorge Henrique, poupado, completou o sexto jogo sem derrota.

Já o Coritiba foi a 27 pontos com o empate e continua ameaçado pelo rebaixamento, na 15.ª posição. Na próxima rodada, a equipe vai ao Maracanã encarar o Flamengo, no domingo.

Animado pela estreia do volante Marcelo Mattos, o Corinthians teve uma boa chance para abrir o placar aos quatro minutos do primeiro tempo. Jucilei fez o passe para Souza. O atacante girou o corpo e chutou rasteiro. A bola explodiu na trave esquerda, bateu na cabeça do goleiro Edson Bastos e não entrou.

Aos poucos, o Coritiba estabeleceu maior volume ofensivo, sempre na bola aérea. O gol chegou aos 27 minutos do primeiro tempo. Em cruzamento pela direita de Rodrigo Heffner, Jaílton apareceu livre na segunda trave e cabeceou para o fundo das redes de Felipe.

Ainda no primeiro tempo, o Corinthians teve uma boa chance para empatar. Aos 41 minutos, Chicão cobrou falta e Jucilei desviou de cabeça. Dentinho pegou o rebote e bateu para o gol, mas Edson Bastos saiu bem e fez uma bela defesa.

MUDANÇA DE ESQUEMA - Na etapa final, Mano Menezes tirou Marcelo Oliveira e colocou Bill em campo. A entrada de mais um atacante confundiu a marcação do Coritiba, que tomou o empate aos cinco minutos. Em cruzamento da direita de Elias, Dentinho apareceu livre na área e só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Diferente do primeiro tempo, o Corinthians teve mais volume ofensivo. Aos 17 minutos, Jucilei teve boa chance para virar. Dentro da área, ele recebeu passe de Souza, mas concluiu mal.

Pelo lado do Coritiba, Ney Franco realizou mudanças para reequilibrar o jogo. O time paranaense não conseguiu repetir as boas jogadas com a bola aérea e ainda ficou vulnerável aos contra-ataques. Por sorte, o Corinthians não esteve bem na pontaria e o jogo acabou na igualdade.

"Ainda bem que marquei contra o Coritiba e ajudei. Um ponto fora de casa foi importante, e agora em casa temos de ganhar", disse Dentinho ao final do jogo.

RETORNO E ESTREIA - A próxima partida do Corinthians no Brasileirão será diante do Goiás, neste domingo, no Pacaembu. Para o duelo, o clube deve contar com o retorno do atacante Ronaldo, recuperado da lesão na mão. O argentino Defederico também tem boas chances de fazer sua estreia pelo clube. De certo, há apenas a ausência de Paulo André, que recebeu o terceiro amarelo e está suspenso.

Ficha Técnica:

Coritiba 1 x 1 Corinthians

Coritiba - Edson Bastos, Rodrigo Heffner (Márcio Gabriel), Cleiton, Dirceu e Renatinho; Jaílton (Bruno Batata), Leandro Donizeti, Pedro Ken e Marcelinho Paraíba; Thiago Gentil (Carlinhos Paraíba) e Ariel. Técnico: Ney Franco.

Corinthians - Felipe; Balbuena, Chicão, Paulo André e Diego; Marcelo Mattos, Marcelo Oliveira (Bill), Elias e Jucilei (Moradei); Dentinho e Souza (Alessandro). Técnico: Mano Menezes.

Gols - Jaílton, aos 27 minutos do primeiro tempo; Dentinho, aos cinco minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Cleiton, Renatinho, Marcelinho Paraíba e Jaílton (Coritiba); Jucilei e Paulo André (Corinthians).

Árbitro - Elmo Alves Resende Cunha (GO).

Renda e público - Não disponíveis.

Local - Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.