Corinthians empata com Guarani e cai para o 3.º lugar

Em uma partida com pouquíssimas emoções e muitos erros de ambos os lados, o Corinthians não passou de um empate sem gols na noite deste sábado contra o Guarani, em Campinas. A partida no Estádio Brinco de Ouro foi válida pela 17ª e antepenúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista.

RAFAEL VERGUEIRO, Agencia Estado

28 de março de 2009 | 23h34

O resultado ruim fez a equipe do Parque São Jorge perder uma posição na tabela de classificação. Com 35 pontos, o time está em terceiro lugar, logo atrás do São Paulo, que foi a 36 após vencer o clássico deste sábado contra o Palmeiras no Morumbi. O time do Palestra Itália, com 40, ainda lidera o torneio.

Para garantir uma vaga na semifinal da competição, o Corinthians precisa de mais três pontos, que podem ser conquistados na próxima terça contra o Ituano, no Pacaembu, ou na última rodada diante do Mirassol, fora de casa.

Já o Guarani vê ainda mais de perto a ameaça de rebaixamento. Com 14 pontos, caiu para a última colocação com os resultados deste sábado. Para ainda sonhar com a elite do futebol paulista em 2009, terá que superar em casa o Mirassol na próxima terça.

JOGO - O torcedor que compareceu ao Estádio Brinco de Ouro certamente esperava uma partida melhor, pelo menos por parte do Corinthians. De forma inédita, Mano Menezes escalou um ataque formado por Souza e Ronaldo e viu os dois juntos mostrarem pouca eficiência.

No primeiro tempo, na única boa jogada entre ambos, o Fenômeno deixou o companheiro na cara do gol, mas o atacante desperdiçou grande oportunidade e passou o resto do confronto sendo vencido pelos zagueiros adversários. Com isso, novamente vaiado, deixou o campo aos 30 minutos do segundo tempo para a entrada de Marcelinho.

Já Ronaldo, que desta vez não conseguiu balançar as redes, ainda mostrou categoria na etapa final e tentou algumas jogadas, mas foi bem marcado e levou pouco perigo ao gol de Douglas.

O Guarani, apesar de segurar a lanterna do Paulistão, não fez má partida e somente não ganhou o jogo porque pecou demais nas finalizações. Nos acréscimos os segundo tempo, o zagueiro Diego falhou e Fernando Gaúcho desperdiçou oportunidade incrível. Felipe, que havia falhado contra a Ponte Preta, dessa vez deixou o campo como herói.

Apesar de ser neste momento o único time invicto do Campeonato Paulista, o Corinthians não tem muito o que comemorar na noite deste sábado. Além de perder o segundo posto para o São Paulo, se tornou o ''rei dos empates'' no torneio estadual. Agora, a equipe, que ainda não encantou o torcedor na temporada 2009, possui nove vitória e oito empates.

Ficha Técnica:

Guarani 0 x 0 Corinthians

Guarani - Douglas; Maurício, Cássio e Valter; Maranhão (Fabinho Romão), Glauber, Claudiney Rincón, Mário César (Fabinho Raposo), Danilo Rios (Cléverson) e Andrezinho; Fernando Gaúcho. Técnico: Cidinho.

Corinthians - Felipe; Alessandro, Chicão, Diego e André Santos; Fabinho, Elias, Boquita (Túlio) e Douglas (Wellington Saci); Souza (Marcelinho) e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.

Cartões amarelos - Glauber, Fernando Gaúcho, Andrezinho, Maurício (Guarani); Alessandro, Fabinho, Wellington Saci (Corinthians).

Árbitro - Carlos Roberto dos Santos Jr.

Renda - R$ 258.105,00.

Público - 14.119 pagantes.

Local - Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.