José Patrício/Estadão
José Patrício/Estadão

Corinthians enfrenta campeão de 2004 na pré-Libertadores

Time de Tite tem como primeiro adversário o Once Caldas na luta por uma das vagas do Grupo 2; primeira partida será em Itaquera

O Estado de S. Paulo

22 de dezembro de 2014 | 00h22

O Corinthians não terá mesmo vida fácil na Libertadores. O time de Tite terá como primeiro adversário o Once Caldas, campeão da edição 2004. A disputa vale uma vaga na fase de grupos da competição continental. Os jogos serão disputados nos dias 4 e 11 de fevereiro.

A equipe colombiana enfrentará o Corinthians na pré-Libertadores após ter alcançado a segunda melhor pontuação geral desta temporada no futebol local. A primeira partida do confronto será em São Paulo, em Itaquera. Uma semana depois, o time alvinegro vai a Manizales para decidir a vaga na altitude - a cidade está localizada 2.200 metros acima do nível do mar. 

Em 2011, quando foi eliminado pelo Tolima na mesma fase, a equipe paulista também decidiu a vaga fora de casa. No confronto, perdeu a segunda partida por 2 a 0 após um empate sem gols no Pacaembu.


O Once Caldas tornou-se, nos últimos anos, um carrasco dos times brasileiros. Em 2004, ano em que foi campeão, eliminou o Santos e o São Paulo, nas quartas e nas semifinais, respectivamente. Em 2011, derrotou o Cruzeiro nas oitavas de final após uma derrota em casa (2 a 1) e uma vitória por 2 a 0 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

O time colombiano foi fundado em 1961, mas a primeira participação na Libertadores deu-se apenas em 1999. Desde então, foram sete participações: 1999 e 2002 (eliminado na fase de grupos), além de 2004 (campeão com vitória sobre o Boca Juniors na final), 2005, 2010 (caiu nas oitavas de final nas duas oportunidades) e 2011, quando acabou eliminado pelo Santos de Neymar nas quartas. 

Em 2012, o Once Caldas acabou derrotado na Pré-Libertadores pelo Internacional. Leandro Damião marcou o único gol da partida disputada no Beira-Rio. Em Manizales, a equipe gaúcha conseguiu empatar por 2 a 2. 

DEFINIÇÕES

O Inter também conheceu mais um dos seus adversários. Será o Emelec, que venceu o Campeonato Equatoriano. O último time do grupo sairá do confronto entre Morelia, do México, e The Strongest, da Bolívia. O Cruzeiro, por sua vez, terá mais um rival no Grupo 3. O vencedor de Alianza Lima, do Peru, e Huracán, da Argentina, se juntará ao atual campeão brasileiro, ao Mineros, da Venezuela, e ao Universitario Sucre, da Bolívia.

Se passar pelo Once Caldas, o Corinthians entrará na Chave 2, com Danubio, do Uruguai, São Paulo e San Lorenzo. No domingo, dia 8, entre as decisões da pré-Libertadores, o time alvinegro terá outro grande desafio pela frente: o Palmeiras, na nova casa do rival, em partida válida pela 3.ª rodada do Campeonato Paulista. No dia anterior, irão ocorrer as eleições presidenciais do clube paulista.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.