PUBLICIDADE

Publicidade

Corinthians faz balanço positivo de viagem aos Estados Unidos

Enquanto Tite vê evolução técnica da equipe, gerente Edu Gaspar analisa torneio como importante para internacionalização da marca

Foto do author Raphael Ramos
Por Raphael Ramos
Atualização:

O Corinthians desembarca nesta segunda-feira em São Paulo depois de passar dez dias nos Estados Unidos, e tanto o técnico Tite como a diretoria fazem um balanço positivo da pré-temporada no exterior. A avaliação é que enquanto a equipe conseguiu evoluir fisicamente e tecnicamente, a imagem do clube se valorizou internacionalmente. Na última quinta-feira, o Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Colônia e no sábado derrotou o Bayer Leverkusen por 2 a 1.

PUBLICIDADE

Tite, que está de volta ao Corinthians depois de um ano, destacou o fato de o período fora do país ter sido importante para ele se aproximar dos atletas. "Esse tipo de situação proporciona um contato maior para você conhecer a equipe e o grupo de trabalho", disse. Os atletas ficaram concentrados durante nove dias consecutivos e só tiveram folga neste domingo. Nos Estados Unidos, o Corinthians passou pelas cidades de Fort Lauderdale, Orlando e Jacksonville, todas no estado da Flórida, onde vivem aproximadamente 250 mil brasileiros.

O treinador só lamentou o fato de a viagem ter ocorrido apenas dois dias depois do retorno do elenco das férias. "Sei que o Corinthians tem uma visibilidade mundial muito grande e precisa participar desses torneios para divulgar a sua marca. Mas o ideal é que fosse um pouco mais para a frente." O Corinthians faz o primeiro jogo da fase preliminar da Libertadores contra o Once Caldas, no dia 4 de fevereiro, no Itaquerão. A partida de volta será no dia 11, na Colômbia.

Tite vê evolução na equipe antes de duelo contra o Once Caldas Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Para o gerente de futebol, Edu Gaspar, a Florida Cup foi uma oportunidade de o time enfrentar rivais de peso para se preparar para a temporada e, ao mesmo tempo, expor a marca do clube. O torneio foi transmitido em 125 países de cinco continentes. "O Corinthians tem a sua bandeira fincada no Brasil e na América do Sul e vamos tentar, pouco a pouco, expandir isso. Não vamos imaginar que dá para fazer tudo de uma só vez, mas o saldo foi bastante positivo. Vi o pessoal da organização surpreso com o público no jogo de Orlando e espantado com o fato de aqui em Jacksonville só ter corintiano no estádio", disse.

O Corinthians tem um acordo com os organizadores da Florida Cup que garante prioridade de participação na competição pelos próximos quatro. A partir de 2016 o formato do torneio deve ser modificado para atrair mais torcedores locais, com a entrada de times dos Estados Unidos - o Orlando City, do meia Kaká, é um deles. A equipes seriam divididas em duas chaves e os dois primeiros colocados disputariam o título.

"O mercado americano é novo no futebol e todo mundo quer entrar aqui. Ainda estamos aprendendo a lidar com esse mercado, mas o principal objetivo da Florida Cup foi atingido, que era levar ao público jogos de qualidade e com alta intensidade. A tendência é tudo melhorar daqui para a frente e o Corinthians faz parte desse projeto", disse o diretor-executivo do torneio, Ricardo Villar.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.