Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE
André Lessa/AE
André Lessa/AE

Corinthians inicia a busca por 'gordura' no Campeonato Paulista

De olho na Copa Libertadores, equipe já quer garantir vaga antecipada entre os oito primeiros da tabela

FÁBIO HECICO, Agência Estado

25 de fevereiro de 2012 | 08h04

SÃO PAULO - A prioridade do invicto Corinthians no primeiro semestre é a Copa Libertadores. O time não esconde isso, mas nem pensa em largar o Campeonato Paulista. Pelo contrário, trata a competição com respeito e interesse e, na liderança isolada, tenta repetir o que deu certo no início do Campeonato Brasileiro de 2011 e "acumular gordura" para ter mais tranquilidade na reta final da primeira fase.

Com 23 pontos, a equipe sabe que pode garantir uma vaga antecipada entre os oito já nos próximos três jogos, justamente a série que antecipa a Libertadores, e por isso a ordem é caprichar para somar ao menos 7 pontos a partir deste sábado, às 18h30, contra o Botafogo, no Pacaembu. Depois, o time recebe o Catanduvense, na próxima quarta, e visita o Santos, no dia 4, na Vila Belmiro.

De acordo com os matemáticos, o oitavo colocado fará entre 29 e 30 pontos. "Tenho os índices, mas eles mudam bastante. Com 70% de aproveitamento (chegar a 39) garante os dois ou três primeiros lugares. O objetivo é estar sempre entre os quatro melhores para tirar vantagem (decidir em casa nos mata-matas), de preferência em primeiro. Só penso na Libertadores quando acabar esses jogos", desconversou Tite, para não desviar o foco no duelo deste sábado, diante de um rival fragilizado, na luta contra o rebaixamento, mas que pode surpreender se entrar em campo com soberba.

O técnico sofre com os desfalques agora e sabe que não poderá dar mole na Libertadores justamente pelo fato de o Cruz Azul, do México, já ter seis pontos, contra um de sua equipe. Por isso, busca ampliar a sua vantagem para os principais concorrentes na tabela de classificação - hoje tem um ponto a mais que Guarani e dois do Palmeiras (faz clássico com o São Paulo) para "esquecer" o Paulistão por três semanas.

No próximo dia 7, o Corinthians recebe o Nacional, do Paraguai, com obrigação de vencer para, depois, definir o futuro do grupo nos confrontos contra os mexicanos - dias 14, fora de casa, e 21. No período, duas partidas do Estadual serão jogadas apenas com reservas - diante de Guarani e Comercial.

O desafio deste sábado, além de furar a retranca botafoguense, é suprir as ausências de Alessandro, Leandro Castán, Danilo, Jorge Henrique, Emerson, Liedson e possivelmente Alex, todos com problemas clínicos e físicos.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato PaulistaCorinthians

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.