Corinthians perde posição de marca mais valiosa do Brasil

Alvinegro, no topo desde 2011, foi ultrapassado pelo Flamengo

PUBLICIDADE

Foto do author Raphael Ramos
Por Raphael Ramos
Atualização:

O Corinthians não tem mais a marca mais valiosa do futebol brasileiro. O Alvinegro foi ultrapassado pelo Flamengo, de acordo com estudo feito pela empresa de consultoria e auditoria BDO. A marca do Rubro-Negro está avaliada em R$ 1,243 bilhão, enquanto que a do Corinthians vale R$ 1,241 bilhão. A liderança do ranking das marcas mais valiosas do futebol brasileiro estava nas mãos do Corinthians desde 2010.

O Flamengo, que foi líder em 2009 e caiu para a terceira posição em 2010, estava na vice-liderança desde 2011, mas nos últimos anos vinha diminuindo a diferença para o Corinthians até retomar a ponta do ranking agora.

Corinthians tem 30 milhões de torcedores Foto: Daniel Teixeira/Estadão

PUBLICIDADE

“No valor absoluto, o Flamengo foi o clube que mais cresceu no Brasil. Nos últimos dois anos, o clube teve o maior faturamento sem contar a receita de transferência de jogadores. Só em 2014, o Flamengo faturou R$ 80 milhões em patrocínios. O clube tem o maior contrato de TV do País e uma torcida pulverizada em todo território nacional. Esse conjunto de variáveis colocou o Flamengona liderança do ranking”, explica Pedro Daniel, consultor de gestão esportiva da BDO e coordenador do estudo.

O São Paulo é o terceiro na lista com a marca avaliada em R$ 878,1 milhões. O Palmeiras vem em seguida com R$ 651,2 milhões.

Para chegar ao valor da marca dos clubes, a BDO leva em consideração a quantidade de torcedores/consumidores, arrecadação de receitas e mercado. Mesmo com a economia do País em crise, as marcas dos 30 maiores clubes tiveram valorização em relação ao ano passado, atingindo R$ 8,32 bilhões. Em 2014, eram R$ 7,39 bilhões. Nos últimos cinco anos, o crescimento do valor das marcas consolidado cresceu 81%.

“A receita dos clubes estagnou, mas não caiu. O atual contrato de televisão, por exemplo, é maior do que nos anos anteriores”, explica Daniel.

O Santos, que em 2014 ocupava a sétima colocação com R$ 416 milhões, caiu para R$ 404,6 milhões este ano e foi ultrapassado pelo Cruzeiro, que saltou de R$ 407,2 milhões para R$ 512,2 milhões. "O clube mineiro teve a maior média de público do Brasil nos últimos dois anos e, consequentemente, a maior arrecadação com bilheteria. Já o Santos está em um período de readaptação que podemos chamar de ressaca pós-Neymar”, disse Daniel.

Publicidade

VALOR DAS MARCAS - 2015 (em milhões) 

Flamengo - R$ 1.243,7 Corinthians - R$ 1.241,4 São Paulo - R$ 878,1 Palmeiras - R$ 651,2 Grêmio - R$ 590,1 Internacional - R$ 580,7 Cruzeiro - R$ 512,2 Santos R$ 404,6 Atlético-MG - R$ 394,8 Vasco - R$ 359,3 Fluminense - R$ 256,0 Botafogo - R$ 209,3 Atlético-PR - R$ 146,8 Coritiba - R$ 141,2 Bahia - R$ 102,5 Sport - R$ 87,4 Vitória - R$ 78,5 Goiás - R$ 63,7 Portuguesa - R$ 58,4 Figueirense - R$ 51,2 Criciúma - R$ 40,5 Avaí - R$ 39,5 Náutico - R$ 36,4 Ponte Preta - R$ 35,5 Santa Cruz - R$ 32,9 Guarani - R$ 19,1 Ceará - R$ 19,0 Paraná - R$ 18,8 Atlético-GO - R$ 17,6 Fortaleza - R$ 13,4

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.