Corinthians perde do Paulista e deixa G-4 do estadual

A crise ronda o Corinthians. O clube perdeu para o fraco Paulista de Jundiaí, em Barueri, por 1 a 0, nesta quarta-feira, pela 16.ª rodada do Campeonato Paulista. O resultado deixou o time da capital com 26 pontos, fora do G-4. Foi ultrapassado pela Portuguesa, que chegou aos 28 após derrotar o Mirassol por 1 a 0.

ANDRÉ RIGUE, Agencia Estado

25 de março de 2010 | 00h21

Para conquistar a classificação, o Corinthians agora terá de vencer o clássico deste domingo com o São Paulo, no Pacaembu. O rival ocupa a terceira posição, com 30 pontos - perdeu para o Bragantino por 1 a 0 nesta quarta. Se não ganhar, a equipe do técnico Mano Menezes precisará de uma grande combinação de resultados para chegar às semifinais.

No jogo desta quarta, o Corinthians entrou com vários desfalques. Alessandro, Chicão, William, Danilo e Dentinho não atuaram. Ronaldo, em contrapartida, jogou no ataque ao lado de Jorge Henrique. Roberto Carlos foi confirmado na lateral-esquerda e o meio-campo contou com Tcheco e Morais.

O Corinthians, no entanto, teve problemas para acertar o último passe. A bola pouco chegou em Ronaldo. O melhor lance do primeiro tempo foi de bola parada, aos 37 minutos, quando Roberto Carlos quase marcou ao cobrar falta de longe. Acertou o travessão. "Mudei a forma de bater para tentar surpreender o goleiro. Um pouquinho mais baixo e ela teria entrado", lamentou.

Ao longo da semana, Mano tentou afirmar que não tinha problemas de relacionamento com os jogadores e colocou Iarley, com quem supostamente teria atritos, na vaga de Morais para tentar mudar o panorama do jogo no segundo tempo. O Corinthians, porém, não evoluiu. E, para complicar, o treinador ainda foi expulso por reclamar da arbitragem de Cléber Wellington Abade.

Fora de forma, Ronaldo desperdiçou gols que não costuma perder, e o Paulista agradeceu. Garantiu a vitória aos 21 minutos da etapa final. Em chute da intermediária de Barboza, o goleiro Felipe falhou e deu rebote na área. O atacante Mazola apareceu livre e completou para o fundo das redes.

Sem poder de reação, o Corinthians não foi capaz de conquistar o empate e assim sofreu sua segunda derrota no Paulistão. O time de Mano Menezes tentará se reabilitar na competição no clássico de domingo, às 16 horas. O Paulista vai receber o Rio Branco, no sábado.

Ficha Técnica:

Corinthians 0 x 1 Paulista

Corinthians - Felipe; Moacir, Paulo André, Leandro Castán e Roberto Carlos; Ralf (Souza), Elias, Tcheco (Jucilei) e Morais (Iarley); Jorge Henrique e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.

Paulista - Vinícius; Lucas (Davi Modesto), Márcio Santos, Eli Sabiá e Raphael Martinho; Baiano, Rai (Samuel Xavier), Bruno Formigone e Barboza (William Rocha); Felipe Azevedo e Mazola. Técnico: Wagner Lopes.

Gol - Mazola, aos 21 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Roberto Carlos, Jorge Henrique (Corinthians); Rai, Samuel Xavier (Paulista).

Árbitro - Cléber Wellington Abade.

Renda - R$ 205.640,50.

Público - 6.514 pagantes.

Local - Arena Barueri, em Barueri (SP).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.