11 de fevereiro de 2022 | 08h39
Líder com ampla folga do Grupo A do Paulistão, com 10 pontos diante de cinco da Inter de Limeira, a segunda colocada, o Corinthians terá um importante período sem jogos para aprimorar ainda mais o físico e o entrosamento. Com o clássico com o Palmeiras adiado do fim de semana por causa da disputa do Mundial por parte do arquirrival, a equipe só volta a campo na quarta-feira, diante do São Bernardo, mais uma vez em casa.
Essa folga da tabela será importante para o clube trabalhar o desgaste físico do elenco — Fagner até sentiu um desconforto na coxa e será reavaliado nesta sexta-feira — e para o técnico-interino Fernando Lázaro seguir inserindo suas ideias na equipe enquanto o novo treinador não chega.
"Estamos em início de temporada ainda e os jogadores só agora estão retomando seu padrão", enfatiza Lázaro. "Acredito que eles têm muito a evoluir. Atingindo uma melhor condição, pois são jogadores de qualidade, passando a entrar mais nas partidas com essa melhora na condição física, suportando mais, vamos crescer. É uma questão natural da evolução, para o time se impor melhor nos jogos."
Diante do Mirassol, Lázaro apostou em um esquema sem centroavante fixo e testou Giuliano como ponta pela direita. O time mostrou velocidade, realizou boas tramas, faltando aprimorar o último passe, algo que será trabalhado com o tempo livre. No segundo tempo, o time acabou acusando o desgaste na reta final e o descanso também será bem vindo.
Quem pode aproveitar bem esses dias é o meia Willian, que iniciou o ano sentindo o desgaste muscular, sofreu com a covid-19 e acabou perdendo alguns jogos, acabando na reserva. Jô também sofreu com o vírus e ainda carece de mais fôlego.
"Willian tem entrado bem nos jogos, participado bem e é uma etapa natural, ainda estamos no início de temporada. Ele teve início de pré-temporada com covid, mas ao longo dos dias está ganhando condição e evoluindo, tem suportado melhor e entrando nos jogos vai adquirindo confiança e possibilidade de tempo maior a cada partida", observa Lázaro, sem definir quanto o terá desde o início. "Quando será titular não posso precisar."
Paulinho começou os últimos dois confrontos e a pausa servirá de descanso. Para Róger Guedes será um período para se acalmar e aprimorar a pontaria, falha nessas cinco rodadas. "Acho que o Róger fez um jogo muito bom, é atleta que nesta função colabora demais na estratégia de jogo, ajuda defensivamente, e tende a crescer ainda mais."
Ciente que o clube pode anunciar um substituto de Sylvinho a qualquer momento, Fernando Lázaro prefere não falar em efetivação, tampouco fazer longos prognósticos. Para ele, o presente é o próximo jogo.
"Estamos trabalhando o dia a dia, sem pensar na estreia da Libertadores, pois tem muito espaço ainda. É pensar no próximo jogo", diz. "Nessa etapa, estamos colaborando com os atletas, em fim de pré-temporada ainda, com um mês do retorno das férias, para seguirem ganhando ritmo. E eles estão conseguindo suportar mais tempo em campo. Isso na chegada do treinador vai ser um ganho."
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.