Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Corintianos comemoram vitória decisiva sobre o Oeste Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Corintianos comemoram vitória decisiva sobre o Oeste Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Corinthians vai em busca do tetra inédito, mas rendimento não passa confiança

Equipe passa pela primeira fase graças à combinação de resultados e continua viva na disputa pela taça

Imagem Wilson Baldini Jr

Wilson Baldini Jr , O Estado de S.Paulo

Atualizado

Corintianos comemoram vitória decisiva sobre o Oeste Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O Corinthians retornou ao Campeonato Paulista com uma missão quase impossível para conseguir a segunda vaga do Grupo D às quartas de final, pois a primeira já era do Red Bull Bragantino. Precisava vencer Palmeiras, Oeste e ainda torcer para que o Guarani acumulasse tropeços. Pois bem, tudo isso aconteceu. O time de Parque São Jorge está vivo em busca do tetracampeonato estadual inédito, mas o rendimento em campo não deixa nem o mais fanático torcedor confiante.

Sem poder culpar o período de pandemia do novo coronavírus, afinal todas as equipes passaram pelos mesmo problemas, o técnico Tiago Nunes não consegue dar sua "cara" ao time, que em muito momentos ainda parece muito com aquele treinador pelo antecessor Fábio Carille, ganhador dos últimos três títulos paulistas.

No clássico contra o Palmeiras, o exemplo foi característico. O time fez um gol de bola parada (escanteio) com o zagueiro Gil e depois se fechou em seu campo, tentando tímidos contra-ataques e contando mais uma vez com as defesas milagrosas de Cássio. A diferença do time atual para o anterior é a falta de entrosamento e qualidade técnica.

"O Corinthians é sempre uma equipe tradicional, forte, que tem de ser respeitada. Mas a gente sabe que em nenhum momento fomos colocados como uma equipe postulante ao título, ainda mais depois das primeiras rodadas. Oscilamos muito na competição, mesmo tendo jogado muitos jogos bem", disse o técnico Tiago Nunes.

766E3C01-53A8-483E-9B06-CCE0C7108013
'O Corinthians é sempre uma equipe tradicional, forte, que tem de ser respeitada. Mas a gente sabe que em nenhum momento fomos colocados como uma equipe postulante ao título, ainda mais depois das primeiras rodadas. Oscilamos muito na competição, mesmo tendo jogado muitos jogos bem
E0EAB005-9061-4B3D-86B9-AEB61693E313
Tiago Nunes, Técnico do Corinthians

A fragilidade do time pôde ser constatada mais uma vez frente ao Oeste, time que terminou rebaixado e com a pior campanha entre os 16 participantes do Paulistão, com apenas três vitórias, um empate e oito derrotas. O primeiro tempo foi todo do time do técnico Renan Freitas, que teve pelo menos quatro boas chances para abrir o placar.

"A gente está muito satisfeito pelo rendimento, pela entrega dos jogadores, por tudo o que demonstraram em termo de dedicação nos últimos jogos. E valorizar as duas vitórias seguidas, duas vitórias sem sofrer gol, chegando nessa classificação", afirmou o treinador.

766E3C01-53A8-483E-9B06-CCE0C7108013
A gente está muito satisfeito pelo rendimento, pela entrega dos jogadores, por tudo o que demonstraram em termo de dedicação nos últimos jogos. E valorizar as duas vitórias seguidas, duas vitórias sem sofrer gol, chegando nessa classificação
E0EAB005-9061-4B3D-86B9-AEB61693E313
Tiago Nunes, Técnico do Corinthians

A bola parada foi mais uma vez decisiva a favor do Corinthians, quando Luan cobrou falta pela esquerda e Danilo Avelar subiu bastante para fazer de cabeça o primeiro gol do jogo. A segunda etapa foi sofrível e o segundo gol só saiu com um chute despretensioso de Éderson mais uma vez no apagar dos holofotes.

Para seguir seu objetivo de levantar a quarta taça consecutiva, o endividado time do presidente Andrés Sanches vai ter de superar o Bragantino, equipe de melhor campanha até o momento na competição. Os maior trunfos serão a tradição de sempre se encorpar nos momentos decisivos e conta com o retorno do atacante Jô, que deverá ficar com a vaga de Boselli, operado de uma fratura no rosto. 

Mas isso parece muito pouco diante de tantas falhas nos passes, na marcação e em posicionamento apresentadas no gramado durante todo o ano. O Corinthians de Tiago Nunes lembra o de Fábio Carille, mas corre o risco de ficar só na lembrança.

"O foco principal é no que se diz respeito ao Corinthians. Existem variáveis fora do controle, um jogo paralelo, que também era importante para nós, era uma variável fora do controle. Então o foco tinha que ser no nosso próprio jogo. Os atletas entenderam isso, tiveram um nível de concentração bastante alto, a gente explanou bastante sobre isso nos últimos dias. Aí com o resultado favorável, a gente também sabendo o que estava acontecendo no outro jogo, conseguimos administrar até o final", afirmou o técnico.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Jô tem contrato regularizado, será inscrito e jogará quinta pelo Corinthians

Após voltar do futebol japonês, atacante deve ser a novidade do time para o jogo contra o Red Bull Bragantino

Redação, Estadão Conteúdo

27 de julho de 2020 | 13h46

O atacante Jô está livre para reestrear pelo Corinthians. Nesta segunda-feira, o centroavante teve seu contrato regularizado junto à CBF pelo clube. O próximo passo é incluí-lo na lista de inscritos da equipe para o Campeonato Paulista. Com isso, poderá ser aproveitado na partida de quinta-feira contra o Red Bull Bragantino, no Morumbi, pelas quartas de final do Estadual.

Com a regularização, Jô já consta no Boletim Informativo Diário da CBF, solucionando um impasse que o impediu de participar das duas últimas partidas do time no Paulistão, diante de Palmeiras e Oeste.

O atacante chegou ao clube após rescindir seu contrato com o Nagoya Grampus de modo litigioso, mas o time japonês ainda não havia enviado a documentação do jogador ao Corinthians.

Jô foi anunciado como reforço pelo clube em 17 de junho e precisará superar a inatividade nesta nova passagem pela equipe, pois ainda não atuou em 2020. Na quarta-feira, ficará com a vaga do atacante argentino Mauro Boselli, que sofreu fratura na face e passou por cirurgia nesta segunda-feira. E sua regularização vem em ótimo momento, pois o clube não possui outro centroavante no elenco à disposição do técnico Tiago Nunes.

Para estava nova passagem pelo Corinthians, Jô assinou contrato até o fim de 2023 e vai vestir a camisa de número 77. Formado nas divisões de base do clube, está com 33 anos e teve outros dois períodos na sua carreira como atleta do time. Ele soma 43 gols marcados em 179 jogos tendo sido campeão paulista em 2017 e do Campeonato Brasileiro em 2005 e 2017.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

FPF define datas e horários das quartas de final do Campeonato Paulista

São Paulo e Mirassol abrem a rodada e dois jogos serão disputados no Morumbi

Redação, O Estado de S.Paulo

27 de julho de 2020 | 12h13
Atualizado 27 de julho de 2020 | 12h52

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta segunda-feira a tabela das quartas de final do Paulistão 2020 e definiu que São Paulo e Palmeiras, diante de Mirassol e Santo André, respectivamente, vão atuar na quarta-feira. Os jogos de Corinthians e Santos serão disputados na quinta. O São Paulo será o primeiro a entrar em campo, às 19 horas de quarta, diante do Mirassol, no Morumbi, em confronto entre os dois melhores times do Grupo C. Depois, às 21h30, no Allianz Parque, será a vez de o Palmeiras encarar o Santo André - esses times foram os classificados da Chave B. 

O Morumbi receberá outra partida na quinta. A partir das 19 horas, o  Bragantino, time de melhor campanha do Campeonato Paulista, vai realizar o seu jogo contra o Corinthians no estádio do São Paulo. O duelo envolve os dois primeiros colocados do Grupo D. O Corinthians tirou a vaga do Guarani nesses duas últimas rodadas da etapa classificatória. 

Às 21h30, as quartas de final do Paulistão chegarão ao fim com Santos x Ponte Preta, na Vila Belmiro, partida entre as equipes que se classificaram no Grupo A. O time que se classificou em primeiro lugar de cada grupo tem como única vantagem o fato de jogar em casa. Caso a partida termine empatada, a decisão irá para os pênaltis. Todos os cartões recebidos na fase classiticatória foram zerados. Entretanto, quem recebeu cartão vermelho ou o terceiro amarelo na rodada passada, domingo, terá de cumprir suspensão automática. Todos os duelos serão em jogo único.

A FPF também já comunicou que as semifinais do Paulistão vão ser realizadas no próximo domingo, com as partidas marcadas para 16h e 19h. Já a decisão, em dois confrontos, foi anunciada para 5 de agosto (quarta-feira, 21h30) e dia 8 (sábado, às 16h30). A data da finalíssima é o mesmo do início da disputa das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Estava marcada para dia 9, domingo, mas foi antecipada. 

Troféu do Interior

A FPF encaminhou a tabela da primeira fase do Troféu do Interior, que envolve seis times que não avançaram ao mata-mata do Paulistão nem foram rebaixados. 

Confira as datas, horários e local de transmissão dos jogos do Paulistão

Quarta-feira, 29 de julho

  • 19h:  São Paulo x Mirassol – Morumbi (Premiere)
  • 21h30: Palmeiras x Sto André – Allianz Parque (Globo, SporTV e Premiere)

Quinta-feira, 30 de julho

  • 19h: Red Bull Bragantino x Corinthians – Morumbi (Premiere)
  • 21h30: Santos x Ponte Preta - Vila Belmiro (SporTV e Premiere)

Semifinais – Domingo, 2 de agosto - 16h e 19h 

  • 1ª melhor campanha x 4ª melhor campanha
  • 2ª melhor campanha x 3ª melhor campanha

Finais

  • Quarta-feira, 5 de agosto - 21h30
  • Sábado, 8 de agosto – 16h30

Troféu do Interior

Quarta-feira, 29 de julho

  • 14h45 - Ferroviária x Inter de Limeira - Arena da Fonte (Araraquara)
  • 17h - Guarani x Ituano - Prefeito José Liberatti (Osasco)
  • 19h - Novorizontino x Botafogo - Canindé (São Paulo)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.