PUBLICIDADE

Publicidade

Craques do futebol paulista lideram artilharia do Brasileiro

Ricardo Oliveira, Jadson e Pato se destacam como goleadores

Por Ciro Campos
Atualização:

Depois de anos como coadjuvante, o futebol paulista voltou a comandar o Campeonato Brasileiro em 2015 tanto nas primeiras posições quanto na artilharia. Bola na rede. Dos quatro maiores goleadores da competição até a 27ª rodada, três atuam em clubes de São Paulo: o santista Ricardo Oliveira, o corintiano Jadson e o são-paulino Alexandre Pato. Daria para ter um quarto membro, Vagner Love, que tem oito gols, mas está embolado na quinta posição com outros artilheiros do torneio.A situação é bem diferente da registrada nos dois últimos anos. Em 2013, por exemplo, nenhum clube do Estado de São Paulo terminou no G-4 nem teve representantes entre os três principais goleadores. No ano seguinte, em 2014, São Paulo e Corinthians terminaram nas primeiras posições, mas foi a vez de Fred, do Fluminense, comandar a artilharia. O único intruso nessa lista de paulistas é Lucas Pratto, do Atlético-MG, que ocupa a terceira posição na listam com 10 gols.RICARDO OLIVEIRA - 17 gols

Veterano, Ricardo Oliveira é o goleador do Brasileirão Foto: Divulgação

Aos 35 anos, o artilheiro e craque do Campeonato Paulista de 2015 continuou demonstrando a boa fase no Campeonato Brasileiro. Os gols dele ajudaram o Santos a reagir, sair da luta contra o rebaixamento e passar a sonhar por vaga na Copa Libertadores. O veterano ainda tem orientado jovens como Gabriel e Geuvânio a se firmarem como titulares do time do técnico Dorival Junior. A sensação que os marcadores têm é que não pode descolar de Ricardo Oliveira na área. Seu nome chegou a ser pedido por torcedores na seleção brasileira.

JADSON - 11 gols

Jadson é o camisa 10 do líder Corinthians e vice-artilheiro do Brasileirão Foto: Felipe Rau/Estadão

Um meia armador de baixa estatura e que usa a camisa 10 do Corinthians geralmente não faz o estilo de quem seria o artilheiro do líder do campeonato. Mas Jadson tem contrariado a tendência e consegue conciliar a função de cérebro do time e ainda ajudar o ataque. Decisivo no clássico com o Santos, o meia arma as jogadas, aparece para finalizar com qualidade e tem sido muito preciso nas bolas paradas.

ALEXANDRE PATO - 9 gols

No irregular São Paulo, Pato é a exceção e vive ótima fase Foto: Érico Leonan/Divulgação
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.