Reuters
Reuters

Cruyff anuncia apoio a candidato holandês na eleição da Fifa

Maior nome da história do futebol holandês dá suporte para o amigo Michael van Praag na tentativa de tirar Joseph Blatter da presidência

Estadão Conteúdo

02 de fevereiro de 2015 | 12h21

Maior nome da história do futebol holandês, Johan Cruyff anunciou nesta segunda-feira o seu apoio para a tentativa do amigo de longa data Michael van Praag de tirar Joseph Blatter da presidência da Fifa. Van Praag, que comanda a Associação de Futebol da Holanda e também é um membro do Comitê Executivo da Uefa é "alguém com quem você pode contar", escreveu Cruyff em sua coluna no jornal holandês De Telegraaf.

Cruyff disse que está acompanhando a campanha presidencial da Fifa "do lado de fora", mas "se Van Praag pedir o meu apoio, ele o terá". Cruyff e Van Praag têm ligação de longa data com o Ajax, clube pelo qual o astro holandês estourou para o futebol internacional e que teve o dirigente como seu presidente.

Van Praag é um dos três candidatos de oposição a Blatter na eleição marcada para 29 de maio. O ex-jogador português Luis Figo e o príncipe Ali bin al-Hussein da Jordânia também estão concorrendo contra o dirigente suíço, que busca um quarto mandato presidencial.

Príncipe Ali e Figo foram incentivados a se candidatar pela Uefa e seu presidente, Michel Platini. Cruyff disse esperar que os candidatos europeus possam "usar seu senso comum" e trabalhar em conjunto.

"Eu acho que Luis Figo é um excelente candidato, mas ele precisa de ajuda nesta fase de sua carreira na administração", disse Cruyff. "Por isso, seria bom se Figo agora apoiasse Van Praag. Caso Michael se eleja, então Figo pode andar com ele por quatro anos antes de assumir a batuta".

Van Praag disse na semana passada que deseja apenas um mandato de quatro anos como presidente da Fifa, para reformar uma organização que "perdeu toda a credibilidade".

Tudo o que sabemos sobre:
futebolFifaeleiçãoCruyjffVan Praag

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.