Cruyff é nomeado presidente de honra do Barcelona

O Barcelona anunciou nesta sexta-feira que o holandês Johan Cruyff foi nomeado, por unanimidade por sua junta diretora, o novo presidente de honra do clube. Ex-jogador e técnico da equipe espanhola, ele teve o "reconhecimento honorífico" anunciado pelo diretor-geral corporativo da equipe, Joan Oliver.

AE, Agência Estado

26 de março de 2010 | 15h45

Em nota publicada no site oficial do Barcelona, Oliver explicou que a decisão foi tomada depois de um pedido feito pelo presidente do clube, Joan Laporta, em uma iniciativa que pretende ser um "reconhecimento para o jogador, técnico e, ao mesmo tempo, inspirador e ''pai'' dos êxitos esportivos de 2009 (do time)".

O Barcelona vê em Cruyff a referência para o clube ter adotado a filosofia que defende a prática de um futebol bonito e ofensivo como fator fundamental para conquistar títulos importantes, como os da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial de Clubes da Fifa do ano passado.

Johan Cruyff é a segunda pessoa a receber a distinção de presidente de honra do Barça. A primeira foi Joan Gamper, fundador do clube e seu sócio número 1.

Como jogador, Cruyff atuou pelo time entre 1973 e 1978. Dez anos mais tarde, em 1988, o holandês voltou ao Barcelona como técnico e permaneceu no cargo até 1996, durante o período em que conquistou a primeira Liga dos Campeões da Europa da história do clube, em 1992, além de ter alcançado quatro títulos espanhóis, uma Copa do Rei e uma Recopa Europeia.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolBarcelonaJohan Cruyff

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.