Cruzeiro empata, e Atlético-MG toma ponta no Estadual

O Atlético-MG assumiu neste domingo a liderança do Campeonato Mineiro, ao derrotar o Villa Nova por 2 a 1, no Mineirão, aproveitando-se do tropeço do Cruzeiro, que ficou no empate por 1 a 1 com o Rio Branco, em Andradas. A uma rodada do fim da fase de classificação, o Atlético soma agora 23 pontos, contra 22 do rival.

AE, Agencia Estado

22 de março de 2009 | 18h31

No Mineirão, o Atlético saiu na frente com um gol de Júnior, aos 37 minutos, com o lateral-esquerdo Júnior. Ele invadiu a área pela direita e encobriu o goleiro Nicolas. O time da casa continuou em cima, pressionando para ampliar o resultado, e acabou surpreendido aos 31 minutos do segundo tempo: Everton invadiu a área sem marcação e tocou na saída de Juninho, empatando o jogo.

A pressão do Atlético, então, aumentou, e aos 39 minutos o time conseguiu o gol da vitória: Júnior cobrou falta pela direita e Chiquinho, que havia entrado pouco antes no lugar de Éder Luís, cabeceou com perfeição, garantindo a vitória e a liderança para o Atlético.

Em Andradas, o Rio Branco saiu na frente aos 16 minutos, gol de Chimba em cobrança de pênalti. O Cruzeiro reagiu e chegou ao empate com Wellington Paulista, aos 39, também de pênalti. Na segunda etapa, o time da capital, que jogou com vários reservas, foi mais ofensivo e criou as melhores chances, mas não conseguiu marcar e, com o terceiro empate consecutivo, acabou sendo ultrapassado pelo Atlético.

O empate em casa acabou sendo bom para o Rio Branco, que, embora tenha caído para a quinta posição, com 16 pontos, confirmou sua classificação para as quartas-de-final. O mesmo aconteceu com o Democrata, que derrotou o América por 2 a 0, em Governador Valadares, e subiu para o quarto lugar, também com 16 pontos, mas melhor saldo - o América, com 14, caiu para o sétimo lugar.

O Ituiutaba só empatou com o Uberlândia por 1 a 1, fora de casa, e chegou a 20 pontos, assegurando no mínimo a terceira posição - o Uberlândia é o oitavo, com 12. O Guarani selou seu rebaixamento ao empatar por 0 a 0 com o Social, em Coronel Fabriciano, e o Uberaba empatou em casa com o Tupi por 1 a 1, chegando ao sexto lugar, com 14 pontos.

Na última rodada, quarta-feira, além da briga pelo primeiro lugar - o Cruzeiro recebe o Democrata, torcendo por um tropeço do Atlético, que visita o Ituiutaba, também estará em jogo uma vaga na primeira divisão: Villa Nova e Social, ambos com seis pontos, se enfrentam em Nova Lima, com vantagem para o time da casa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.