
19 de maio de 2016 | 11h59
O terceiro título em sequência do Sevilla na Liga Europa, conquistado nesta quinta-feira, e a final da Liga dos Campeões entre Real eAtlético de Madrid, no próximo final de semana, selarão a hegemonia espanhola nas competições europeias da última década. Somando essas duas competições mais a Supercopa da Uefa, são 33 finais desde a temporada 2005/06, sendo 21 delas conquistadas por clubes do país.
De todas essas decisões, oito foram completamente espanholas. O único vice-campeonato de um hispânico para um estrangeiro foi em 2007, quando o Sevilla caiu diante do Milan na Supercopa. Alemães, ingleses e portugueses também repetiram representantes em finais continentais, mas apenas uma vez cada. Pela Liga dos Campeões, Manchester United e Chelsea decidiram em 2007/08 e Bayern de Munique e Borussia Dortmund, em 2012/13. Na Liga Europa, Porto e Braga fizeram a finalíssima de 2010/11.
Apesar das 21 conquistas, apenas quatro espanhóis tiveram êxito nesses últimos anos, sendo eles Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Sevilla. Além do quarteto, somente Espanyol e Athletic Bilbao também foram finalistas.
Dos 12 triunfos estrangeiros, ingleses (Manchester United e Chelsea) e italianos (Milan e Inter de Milão) levaram três cada. Russos (Zenit) e alemães (Bayern de Munique) ficaram com dois, e ucranianos (Shakhtar Donetsk) e portugueses (Porto), um cada.
Em apenas dois dos últimos onze anos a Espanha não teve um representante sequer nas finais. Em 2007/08, o Manchester derrotou o Chelsea na decisão da Liga dos Campeões; e o Zenit bateu o Rangers, da Escócia, na Liga Europa da mesma temporada. Na Supercopa, melhor para os russos.
Já 2012/13 foi melhor para os alemães. O Bayern de Munique derrotou o Borussia Dortmund na Liga dos Campeões, em Londres. Na Liga Europa, o Chelsea bateu o Benfica em Amsterdam. Na Supercopa, sediada em Praga, República Checa, os ingleses amargaram mais uma medalha de prata.
DOMÍNIO TOTAL SEGUE INÉDITO
Na atual dinastia, a Espanha ainda não conseguiu com que os quatro finalistas dos torneios europeus em uma mesma temporada fossem representantes seus. O feito quase foi alcançado neste ano, não fosse a eliminação do Villarreal para o Liverpool nas semifinais da Liga Europa.
A decisão de 2011/12 deste mesmo torneio foi entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao. Porém, Barcelona e Real Madrid caíram nas semifinais da Liga dos Campeões para Chelsea e Bayern de Munique, respectivamente.
CAMPEÕES (E VICES) EM TORNEIOS EUROPEUS NA ÚLTIMA DÉCADA
2005/06
Liga dos Campeões: Barcelona* (vice: Arsenal)
Liga Europa: Sevilla* (vice: Middlesbrough)
Supercopa: Sevilla*
2006/07
Liga dos Campeões: Milan (Liverpool)
Liga Europa: Sevilla* (Espanyol*)
Supercopa: Milan
2007/08
Liga dos Campeões: Manchester United (Chelsea)
Liga Europa: Zenit (Rangers)
Supercopa: Zenit
2008/09
Liga dos Campeões: Barcelona* (Manchester United)
Liga Europa: Shakhtar Donetsk (Werder Bremen)
Supercopa: Barcelona*
2009/10
Liga dos Campeões: Inter de Milão (Bayern de Munique)
Liga Europa: Atlético de Madrid* (Fulham)
Supercopa: Atlético de Madrid*
2010/11
Liga dos Campeões: Barcelona* (Manchester United)
Liga Europa: Porto (Braga)
Supercopa: Barcelona*
2011/12
Liga dos Campeões: Chelsea (Bayern de Munique)
Liga Europa: Atlético de Madrid* (Athletic Bilbao*)
Supercopa: Atlético de Madrid*
2012/13
Liga dos Campeões: Bayern de Munique (Borussia Dortmund)
Liga Europa: Chelsea (Benfica)
Supercopa: Bayern de Munique
2013/14
Liga dos Campeões: Real Madrid* (Atlético de Madrid*)
Liga Europa: Sevilla* (Benfica)
Supercopa: Real Madrid*
2014/15
Liga dos Campeões: Barcelona* (Juventus)
Liga Europa: Sevilla* (Dnipro)
Supercopa: Barcelona*
2015/16
Liga dos Campeões: Real Madrid ou Atlético de Madrid*
Liga Europa: Sevilla* (Liverpool)
Supercopa: Sevilla, Real Madrid ou Atlético de Madrid*
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.