De virada, Prudente derrota Portuguesa e sobe para 3.º

Num jogo emocionante e equilibrado, o Prudente bateu a Portuguesa por 2 a 1, de virada, neste domingo, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela 17.ª rodada. Com a vitória, o Prudente subiu para a terceira colocação, entrando pela primeira vez no G-4 da tabela do Paulistão.

AE, Agência Estado

28 de março de 2010 | 21h56

Os visitantes somam agora 31 pontos, cinco a menos que o vice-líder Santo André. Já a Portuguesa perdeu sua vaga no grupo de elite, caindo para sexto lugar, com 28 pontos.

A Portuguesa começou melhor o jogo e manteve o domínio diante de sua torcida. Mas só criou chances em chutes de longa distância. Num deles, Marco Antônio acertou a trave de Márcio, aos 29 minutos. Recuado, o Prudente mostrou solidez na defesa e segurou o ataque adversário.

E também acertou a trave, com Marcos Assunção, aos 24 minutos. Nos acréscimos, carimbou o travessão, aos 46 minutos, com o mesmo Assunção, em cobrança de falta. No lance, houve reclamação de um suposto pênalti de Preto Costa sobre Wesley.

No segundo tempo, a Lusa imprimiu mais velocidade e abriu o placar aos 10 minutos. Héverton lançou Luis Carlos, que driblou um adversário e cruzou, na medida, para a conclusão de Marco Antônio, já na pequena área. Aos 13, Leonardo tocou a bola com o braço dentro da área e impediu um gol de Luis Carlos. O árbitro, porém, não assinalou a penalidade.

Em desvantagem no placar, o novato técnico Toninho Cecílio colocou seu time no ataque, com as entradas de dois atacantes, Robson e Henrique Dias, nas vagas de Araújo e de Diego. E deu certo. Chegou ao empate aos 22, com Tadeu, que pegou rebote e mandou para as redes.

A virada foi decretada aos 32 minutos. O goleiro Fábio rebateu chute de Marcos Assunção e Henrique Dias bateu no canto direito, sem chances de defesa. Depois disso, a Portuguesa se atirou ao ataque, mas não evitou a derrota.

Nas últimas duas rodadas, brigando por uma vaga nas semifinais, a Portuguesa enfrentará o Rio Branco, no sábado, às 18h30, fora de casa. Depois vai receber o Ituano, no Canindé. Antes disso, receberá a Ponte Preta na quarta-feira, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Em Campinas houve empate por 1 a 1.

Já o Prudente vai enfrentar o Bragantino, domingo, em Bragança Paulista, às 18h30, e depois recebe, em Presidente Prudente, o São Caetano.

Ficha Técnica:

Portuguesa 1 x 2 Prudente

Portuguesa - Fábio; Domingos, Preto Costa e Thiago Gomes; Paulo Sérgio, Glauber, Henrique (Jean Natal), Marco Antônio e Guigov (Rafael Silva); Héverton e Luís Carlos. Técnico: Vágner Benazzi.

Prudente - Márcio; Paulão, Diego (Robson) e Leonardo; Paulo César, Anderson, Marcos Assunção, Wesley (Denis) e Marcelo Oliveira; Araújo (Henrique Dias) e Tadeu. Técnico: Toninho Cecílio.

Gols - Marco Antônio, aos 10, Tadeu, aos 22, e Henrique Dias, aos 32 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Guigov, Preto Costa, Héverton, Glauber, Domingos (Portuguesa); Márcio e Marcos Assunção (Prudente).

Cartão vermelho - Anderson (Prudente).

Árbitro - José Henrique de Carvalho.

Renda - R$ 75.940,00.

Público - 3.306 pagantes.

Local - Estádio Canindé, em São Paulo (SP).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.