De virada, Santos vence em despedida do Palmeiras da primeira divisão

Na Vila Belmiro, equipe santista fez 3 a 1 com dois gols de Neymar e um de Victor Andrade em rival recheado de garotos

DEMÉTRIO VECCHIOLI, Agência Estado

01 de dezembro de 2012 | 18h45

O Palmeiras se despediu da Série A do Campeonato Brasileiro, neste sábado, com uma melancólica derrota para o Santos, por 3 a 1, de virada, no clássico paulista na Vila Belmiro. Neymar foi o diferencial do jogo, autor de dois gols e de um passe perfeito para Victor Andrade deixar o dele. Maikon Leite fez para os visitantes.

De saída do Palmeiras, o paraguaio Adalberto Roman fez um pênalti, foi expulso e ajudou o Santos a chegar à sua 13.ª vitória no Brasileirão. A equipe santista termina a competição com 53 pontos, por enquanto no oitavo lugar. Já o Palmeiras, com 34, ficou em antepenúltimo, com 22 derrotas.

O JOGO

Em baixa no clube, Maikon Leite começou como titular do Palmeiras e logo aos 4 minutos abriu o placar. Barcos deu longo lançamento para o atacante, que dominou bem e bateu cruzado, sem chances de defesa para Rafael.

Mas o futebol do Palmeiras não durou mais muito tempo. Depois disso, só deu Santos, quase sempre com Neymar. Aos 11, ele recebeu de Felipe Anderson e quase fez. No minuto seguinte, criou toda a jogada para o gol de empate. O craque recebeu de Pato Rodríguez, driblou o goleiro, foi à linha de fundo e cruzou para Victor Andrade, embaixo da trave, fazer.

Não seria só Neymar o diferencial do clássico. O Palmeiras tinha Adalberto Román. Aos 17, o zagueiro fez falta dura no craque santista e levou o amarelo. Quatro minutos depois, puxou Neymar na área e foi expulso num pênalti que o atacante mesmo cobrou para virar a partida.

Neymar ainda acertaria uma bola no travessão antes de fazer o terceiro. Ele recebeu lançamento de Pato Rodríguez, dominou na área e tocou por baixo das pernas de Maurício Ramos, sem chances de defesa para Raphael Alemão.

No segundo tempo o jogo esfriou e os times pareciam só esperar o tempo passar para o Brasileirão finalmente chegar ao fim. Na sua primeira partida como titular do Santos, o volante Alan Santos fez falta desnecessária em Artur, no meio-campo, levou o segundo amarelo e foi expulso aos 10 minutos. Já o Palmeiras aproveitou para observar os garotos Bruno Dybal, Diego Souza e Luiz Gustavo, vindos das categorias de base.

SANTOS 3 X 1 PALMEIRAS

SANTOS - Rafael; Bruno Peres, Durval, Bruno Rodrigo e Juan; Alan Santos, Arouca (Gerson Magrão), Felipe Anderson e Pato Rodríguez; Neymar e Victor Andrade (Miralles). Técnico - Muricy Ramalho.

PALMEIRAS - Raphael Alemão; Artur, Maurício Ramos, Adalberto Román e Juninho; Márcio Araújo, Corrêa, Bruno Dybal (Diego Souza) e Mazinho (Luiz Gustavo); Maikon Leite (Vinicius) e Barcos. Técnico - Gilson Kleina.

GOLS - Maikon Leite, aos 4, Victor Andrade, aos 13, e Neymar, aos 22 (de pênalti) e aos 39 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Guilherme Ceretta de Lima (SP).

CARTÕES AMARELOS - Não houve.

CARTÕES VERMELHOS - Alan Santos e Adalberto Román.

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos.

LANCES DO JOGO

SEGUNDO TEMPO

45 min - Fim de jogo na Vila Belmiro. Palmeiras se despede da série A do Campeonato Brasileiro com mais uma derrota. Santos 3 x 1 Palmeiras.

43 min - Público pagante na Vila Belmiro: 11.641.

41 min - Palmeiras vai encerrando sua participação no Campeonato Brasileiro sem nenhuma vitória em clássicos. Com este jogo são duas derrotas para o Santos (1x2 e 3x1), duas para o Corinthians (1x2 e 2x0) e um empate e uma derrota para o São Paulo (1x1 e 3x0).

40 min - Substituição no Santos: sai Patito Rodríguez, entra Geuvânio.

38 min - Palmeiras toca a bola no campo de ataque, mas não consegue levar nenhum perigo ao Santos.

33 min - Santos cobra escanteio, Durval sobre sozinho, mas pega fraco na bola para defesa de Raphael.

31 min - Substituição no Santos: sai Victor Andrade, entra Miralles.

28 min - Substituição no Palmeiras: sai Bruno Dybal, entra Diego Souza.

26 min - Palmeiras troca passes, mas, sem conseguir entrar na área, vê Bruno Dybal arriscar de fora e chutar para muito longe.

23 min - Substituição no Palmeiras: sai Maikon Leite, entra Vinícius.

22 min - Barcos enfia para Maikon Leite dentro da área e o atacante bate fraco para defesa de Rafael.

17 min - Correa cobra falta e Barcos e Maurício Ramos tentam desviar, mas a bola sai direto pela linha de fundo.

13 min - Neymar cobra falta e bola passa raspando o travessão!

11 min - Substituição no Santos: sai Arouca, entra Gerson Magrão.

10 min - Cartão vermelho para Alan Santos, do Peixe. O jogador cometeu falta boba no meio de campo e recebeu o segundo amarelo.

5 min - Jogo começa morno no segundo tempo. Com um jogador a menos, o Palmeiras não tem força ofensiva para tentar pressionar o Santos. Por outro lado o time da Vila apenas mantém a posse de bola e administra o resultado.

0 min - Substituição no Palmeiras: Sai Mazinho, entra Luiz Gustavo. Técnico Gilson Kleina tenta consertar a defesa alviverde para não se despedir da série A com goleada.

0 min - Começa o segundo tempo! Santos 3 x 1 Palmeiras.

INTERVALO - Com os dois gols no primeiro tempo Neymar chega a marca de 43 gols no ano e iguala 2010 sua melhor temporada em número de gols.

47 min - Fim do primeiro tempo: de virada, Santos 3 x 1 Palmeiras.

46 min - Mais uma vez Neymar dá trabalho para a defesa do Palmeiras. O atacante entra na área e toca para Patito que chuta, mas bola desvia na zaga alviverde.

45 min - Dois minutos de acréscimo.

42 min - Palmeiras tenta responder com Barcos. O atacante entra dentro da área santista mas é travado conseguindo escanteio para o alviverde.

39 min - GOOOOOOOOOOOOOOL DO SANTOS! Barcos perdeu no meio de campo e bola foi lançada para Neymar na área, que chuta no meio das pernas de Maurício Ramos e engana o goleiro Raphael Alemão.

38 min - Novamente grande chance de Neymar. O atacante rouba bola de Juninho e tenta chutar, mas é travado por Arthur.

36 min - Barcos recupera bola perdida por Maikon Leite perto da área do Santos, faz boa jogada e toca para o companheiro de ataque, que acaba chutando em cima da defesa adversária.

35 min - Neymar dá grande passe para Felipe Anderson dentro da área, que se atrapalha e perde grande chance para o Santos.

32 min - NA TRAVE! Neymar de novo! O camisa 11 santista quer jogo. Após jogada de Felipe Anderson, o craque pega de primeira e chuta na trave esquerda do Palmeiras.

32 min - Após cobrança de escanteio, Neymar domina no peito e tenta o voleio, mas a defesa do Palmeiras consegue cortar.

30 min - Com um jogador a mais, o Santos domina o meio de campo e o jogo. O bom começo de jogo do Palmeiras parece ser ilusório. Após tomar a virada, o time praticamente não consegue mais atacar, tentando apenas esporadicamente algum lance com Maikon Leite.

23 min - Alan Santos, do Santos, recebe cartão amarelo.

23 min - GOOOOOOOOOOOOOL DO SANTOS! Neymar! O atacante santista bate o pênalti no meio do gol, Raphael Alemão cai antes e só vê a bola entrar! É a virada do Peixe!

22 min - Róman, do Palmeiras, reclama com o juiz, recebe o segundo amarelo e é expulso.

21 min - PÊNALTI PARA O SANTOS! Neymar recebe bola de costas na área e é puxado pelo zagueiro Román.

17 min - Cartão amarelo para Róman, do Palmeiras.

16 min - Vez de Felipe Anderson buscar o gol. O meia santista invadiu a área pela direita do ataque e chutou cruzado para fora.

13 min - GOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO SANTOS! Victor Andrade!  Neymar faz boa jogada pela direita, escapa do goleiro e rola para o número 9 do alvinegro empatar na Vila Belmiro!

12 min - Neymar recebe cruzamento na área, e tenta chutar de primeira, mas bola sobe muito.

9 min - Primeiro grande lance do Santos. Pato Rodriguez chuta e Maurício Ramos salva em cima da linha. No rebote, Neymar perdeu a bola.

6 min - De novo bom lance de Maikon Leite. Atacante joga fácil nas costas de Juan, recebe outro bom passe, mas desta vez, chuta em cima do goleiro Rafael.

4 min - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO PALMEIRAS! MAIKON LEITE! Atacante recebe grande passe de Barcos, avança pela direta e chuta forte para abrir o placar na Vila Belmiro!

0 min - Começa o jogo na Vila Belmiro! Santos 0 x 0 Palmeiras.

Pré-Jogo: O jornalista Mauro Beting, filho de Joelmir, recebeu das mãos de Neymar uma placa em homenagem ao seu pai.

Pré-Jogo: No último clássico entre as duas equipes, válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Peixe venceu fora de casa por 2 a 1, com dois gols de Neymar e um de Corrêa

Pré-Jogo: Já o Santos, tranquilo no Brasileirão e sem maiores pretensões no ano, joga com Rafael, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Arouca, Alan Santos, Felipe Anderson e Patito Rodríguez, Victor Andrade e Neymar.

Pré-Jogo: O Palmeiras, rebaixado e que dispensou na quinta-feira diversos jogadores, vai jogar com : Raphael Alemão, Artur, Maurício Ramos, Román e Juninho; Márcio Araújo, Correa, Bruno Dybal e Mazinho; Maikon Leite e Barcos. O time entrou em campo com uma camisa de homenagem ao jornalista palmeirense Joelmir Beting,  falecido no último dia 29.

Pré-jogo: Boa tarde internautas, começa agora a transmissão ao vivo da partida entre Santos x Palmeiras, válida pela 38º rodada do Campeonato Brasileiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.