Diante de 31 mil torcedores, Corinthians amarga empate com a Lusa

O time do Canindé sai na frente, mas cede empate e sofre pressão: 1 a 1 foi ruim para os dois

FELIPE ROSA MENDES, O Estado de S. Paulo

21 de julho de 2012 | 20h17

SÃO PAULO - O Corinthians pressionou, acertou o travessão, desperdiçou oportunidades e não conseguiu passar do 1 a 1 com a Portuguesa, na noite deste sábado, no Pacaembu, pela 11ª rodada do Brasileirão. Sem Danilo, o time de Tite contou com gol de Douglas para chegar ao empate. O primeiro gol da partida foi marcado por Heverton.

Embalado por duas vitórias seguidas, o Corinthians só não buscou o terceiro triunfo consecutivo por causa das chances desperdiçadas no segundo tempo, principalmente com Emerson e Romarinho. Assim, estacionou no meio da tabela, agora com 12 pontos.

Discreto, o meia só se destacou em um lance na etapa inicial, aos 11 minutos, quando descolou grande enfiada para Emerson. O atacante disparou pela direita, surpreendendo a defesa, mas falhou na finalização. Foi o único lance de perigo do Corinthians no primeiro tempo.

Mesmo com menos recursos, a esforçada Portuguesa dava mais trabalho no ataque. Aos 12, Heverton investiu pela esquerda, entrou na área, mas, cara a cara com Cássio, bateu mal na bola e facilitou a defesa do goleiro corintiano. Aos 19, Diego Viana aproveitou saída errada de Cássio dentro da área e quase marcou.

Insistente, a Portuguesa chegou ao gol aos 29. Após boa troca de passes pela esquerda, Heverton recebeu enfiada de Moisés, entrou na área sem marcação e bateu forte, sem chances para Cássio. O mesmo atacante quase anotou o segundo aos 43, na tentativa frustrada de completar bom cruzamento da direita.

Pressionado, o Corinthians voltou mais atento no segundo tempo e, com Jorge Henrique no lugar de Edenílson, ganhou mais força ofensiva. A reação foi consolidada com o gol de empate de Douglas, que havia sido o fator de desequilíbrio na partida com o Flamengo, na rodada passada.

Aos 4 minutos, ele cobrou falta perigosa na área. Jorge Henrique ameaçou desviar de cabeça e enganou a defesa rival, que apenas assistiu a bola entrar direto no gol. A virada quase veio cinco minutos depois, em lance de Romarinho pela direita. O atacante, porém, pegou mal na bola e mandou longe do gol.

Mais solto em campo, o Corinthians passou a empilhar chances perdidas no ataque. Aos 26, Emerson recebeu passe pela direita, invadiu a área, mas chutou longe do gol. Dois minutos depois, foi a vez de Romarinho desperdiçar boa oportunidade. Da entrada área, pegou mal na bola e bateu fraco.

Douglas também aumentou a contagem de gols perdidos aos 35 minutos, quando acertou o travessão. Aos 43, Romarinho ainda teve outra oportunidade, ao cabecear com perigo quase dentro da pequena área. Dida, porém, fez a defesa e impediu o gol da vitória.

Na próxima rodada, o Corinthians jogará novamente no Pacaembu, desta vez contra o Cruzeiro, na quarta-feira. A Portuguesa vai visitar o Flamengo, no Engenhão, no dia seguinte.

CORINTHIANS 1 x 1 PORTUGUESA

CORINTHIANS - Cássio; Welder, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Ramírez), Edenílson (Jorge Henrique) e Douglas; Emerson (Adilson) e Romarinho. Técnico: Tite.

PORTUGUESA - Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro, Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Guilherme, Moisés; Heverton e Diego Viana (Rodriguinho). Técnico: Geninho.

GOLS - Heverton, aos 29 minutos do primeiro tempo. Douglas, aos 4 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Heverton, Douglas, Luis Ricardo, Romarinho.

ÁRBITRO - Leandro Bizzio Marinho (SP).

RENDA - R$ 991.425,00.

PÚBLICO - 31.106 pagantes.

LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

MINUTO A MINUTO

SEGUNDO TEMPO

48min - Acabou. Corinthians e Portuguesa empatam em 1 a 1.

45min - O Corinthians joga diante de 31 mil torcedores. O jogo caminha para o empate.

43min - Boa jogada do Corinthians para a cabeçada de Romarinho, nas mãos de Dida.

42min - Portuguesa agora dá um suador na defesa do Corinthians. Tenta dois chutes, que a defesa corta.

40min - As equipes agora vão com menos vontade. Ninguém quer arriscar.

36min - Douglas enche o pé e acerta o travessão de Dida. É aplaudido.

34min - Os jogadores estão cansados. Sobra espaço dos dois lados.

31min - A marcação de ataque da Lusa tenta roubar a bola na saída do Corinthians. A partida é disputada. Falta um pouco mais de técnica.

29min - O Corinthians pressiona a saída de bola da Lusa.

28min - Romarinho tem chance, mas chuta fraco.

27min - Emerson enche o pé e a bola sobe. Poderia ter passado para Romarinho, que fechava na área. Foi fominha.

26min - A Lusa sai um pouco mais em busca do gol.

24min - Guilherme teve boa chance, mas a bola desviou. Quase a Lusa faz o segundo.

23min - Dida tem feito boas defesas nas bolas áreas.

21min - O jogo fica duro, com faltas mais ríspidas e algumas jogadas bisonhas.

17min - Cássio pega chute forte de Hevérton. Bom momento da Poertuguesa.

16min - Geninho pede calma para o seu time. A Lusa não consegue passar do meio de campo. Douglas participa mais do jogo. Emerson e Fábio Santos combinam bem pela esquerda do Corinthians.  

13min - A Lusa não marca como no primeiro tempo, e corre errado atrás dos jogadores do Corinthians.

10min - O Corinthians é pressão total. Paulinho tenta gol de letra e se atrapalha. Antes, Romarinho teve boa chance, mas chuta por cima.

8min - A torcida tenta empurrar o Corinthians, que ganha moral e passa a ser mais agressivo. A Lusa joga nos contra-ataques.  

4min - GOOOLLLLLL DO CORINTHIANS, de Douglas: 1 a 1. Ele cobrou falta, a bola passou por todo tudo e enganou o goleiro Dida, atrapalhado por Jorge Henrique.

4min - Os jogadores da Portuguesa fazem duas faltas duras neste começo e têm a atenção chamada pelo juiz. O Corinthians tenta ir para cima. A Lusa acena com os contragolpes.

1min - Começou. Jorge Henrique entra no lugar de Edenilson. A Lusa não muda.

INTERVALO

FRASES

Dida: "É uma sensação boa voltar a jogar no Pacaembu, apesar de a torcida contra agora. O mais importante é a vitória porque o time da Lusa está precisando."

Romarinho: "Precisamos acertar mais os passes. Esperávamos a marcação forte. A Portuguesa está lá embaixo, tentando se reerguer."

PRIMEIRO TEMPO

46min - Acabou.

44min - A Lusa não mudou sua forma de atuar após o gol. Seus jogadores correm atrás dos corintianos, que agora ficam mais no terreno do adversário. O Corinthians não teve nenhuma boa chance de gol.

41min - Douglas precisa se movimentar um pouco mais. 

38min - A Lusa marca bem e corre com vontade. Dá ao Corinthians um pouco de seu próprio veneno.

35min - O gol da Portuguesa ligou o Corinthians, mas não fez melhorar a atuação de seus meias, como Douglas, ainda sumido na disputa.

31min - O Corinthians teve chance de empatar em rebote de fora da área de Ralf, que Dida pega no susto.

29min - GOOOLLLLL DA LUSA, de Héverton: 1 a 0. O atacante recebeu bom passe e encheu o pé, estufando a rede. 

27min - O Corinthians faz uma pressão na área da Lusa. Falta chutar um pouco mais.

25min - O Corinthians faz bem a linha de impedimento, mas também assusta sua defesa com ela.

22min - O Corinthians abusa das bolas aéreas na área. Até agora não tem se dado bem. A Lusa é mais objetiva, mas também não consegue muita coisa.

19min - As marcação dos dois times estão bem. Os ataques esperam brechas e erros dos rivais. Cássio faz boa defesa em toque de cabeça de Diego Viana. Ele saiu mal do gol.

16min - O jogo acontece muito pelo lado esquerdo da Lusa e direito do Corinthians. Emerson, por exemplo, atua pela direita, por onde também cai Romarinho.

13min - Léo Silva arrisca e Cássio faz a defesa. A Lusa joga mais no campo do Corinthians do que o Corinthians no terreno da Lusa. 

11min - Emerson puxou o primeiro contra-ataque.

10min - O Corinthians tem dificuldades para sair jogando do seu campo.

9min - No Paulista, o Corinthains venceu a Lusa por 2 a 0. Mas no começo do ano, a Portuguesa ganhou por 1 a 0 em amistoso. Essa é a terceira partida entre os rivais no ano.

7min - O jogo é pegado, com alguns chutões. Até agora, uma partida de pouca técnica.

5min - Diego Viana arrisca o primeiro chute contra o gol do Corinthians. O chute é torto e fraco.

4min - Cássio joga de preto. Não usa mais aquele uniforme amarelo, o de sua estreia no time.

3min - A Lusa marca forte no meio de campo, com seus três volantes.

2min - O campo parece um pouco escorregadio. O Corinthians vai pra cima, mas a Lusa demonstra que não vai contra-atacar em velocidade. O time do Canindé também toca a bola.

1min - Começou. A vitória interessa aos dois, por isso se espera um jogo aberto e franco.

 

Tudo o que sabemos sobre:
CorinthiansPortuguesaBrasileirão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.