Publicidade

Dirigente da Fifa detido na Suíça aceita ser extraditado aos EUA

Justiça não revela nome do cartola: Marin está entre os presos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um dos sete dirigentes da Fifa presos na Suíça como parte de uma investigação sobre corrupção no futebol aceitou ser extraditado para os Estados Unidos, informou a Justiça Federal suíça nesta sexta-feira, sem, no entanto, revelar o nome do cartola. Entre os detidos está o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF),  José Maria Marin, que entregou o cargol dia 16 de abril para seu braço-direito na entidade, Marco Polo del Nero. A Justiça suíça não detalhou quando o dirigente em questão, que aceitou ser extraditado, será enviado aos Estados Unidos. Sabe-se que esse procedimento é feito com escolta da polícia norte-americana. A informação é que essa transferência deve ocorrer num prazo de 10 dias.

Em determinado momento, Blatter sugeriu que dirigentes da Fifa devessempassar por teste de integridade Foto: Walter Bieri/EFE

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira,a Justiça suíça também afirmou que, em uma audiência preliminar, o dirigente havia contestado a extradição. Com base nessa negativa, os Estados Unidos, então, solicitaram pedido formal para levá-lo ao país no dia 1º de julho. José Maria Marin chegou a afirmar que não queria ir para so Estados Unidos. Uma nova audiência foi feita então. E desta vez, o dirigente aceitou a extradição com a condição de que, neste primeiro momento, ele não tenha seu nome revelado. Sete dirigentes da Fifa estão presos na Suíça desde o dia 27 de maio, todos acusados de corrupção, suborno e recebimento de propina no futebol. 

OS DETIDOSJosé Maria MarinEx-presidente da CBF e atual vice-presidenteJeffrey WebbVice-presidente da Fifa e presidente da Confederação de Futebol da América do Norte e Caribe (Concacaf)

Eugenio FigueredoVice-presidente da Fifa e ex-presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e ex-presidente da Federação do UruguaiEduardo LiPresidente da Federação da Costa Rica de Futebol e membro do Comitê Executivo da FifaJulio RochaPresidente da Federação Nicaraguense de Futebol e integrante de Comitê de desenvolvimento da FifaCostas TakkasEx-secretário-geral da Associação de Futebol das Ilhas CaymanRafael EsquivelMembro do Comitê Executivo da Fifa e presidente da Federação Venezuelana de Futebol  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.