KNVB/Divulgação
KNVB/Divulgação

Dirigente holandês anuncia que concorrerá na eleição da Fifa

O suíço Joseph Blatter, no comando da entidade desde 1998, buscará o seu quinto mandato consecutivo

Estadão Conteúdo

26 de janeiro de 2015 | 17h01

O presidente da Federação Holandesa de Futebol (KNVB, na sigla em holandês), Michael van Praag, anunciou que irá desafiar Joseph Blatter na próxima eleição à presidência da Fifa. Por meio de comunicado divulgado nesta segunda-feira pela entidade que ele comanda, o dirigente informou que enviará oficialmente a sua candidatura por meio de um carta, na qual diz contar com as necessárias declarações de apoio de pelo menos cinco federações nacionais, à sede da Fifa nesta terça.

Em uma declaração por escrito, Van Praag disse que está preocupado com a atual situação da Fifa, cuja reputação está abalada por uma série de escândalos de corrupção, assim como justificou sua candidatura por não ver nenhum outro concorrente à presidência da entidade em condições de ameaçar Blatter.

Potenciais rivais do mandatário da Fifa nesta eleição, marcada para 29 de maio, têm até esta quinta-feira como prazo final para oficializar candidatura, sendo que a mesma só é válida se contar com o apoio de ao menos cinco das 209 federações filiadas à entidade que controla o futebol mundial.

E Praag confirmou que irá lutar pela presidência da Fifa logo após Blatter ser irônico ao dizer que falta coragem para a Uefa apresentar um candidato a desafiá-lo nesta próxima eleição presidencial. O dirigente suíço, no comando da Fifa desde 1998, buscará o seu quinto mandato consecutivo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.