Discípulo de Bielsa, técnico do Paraguai sonha com zebra e já goleou o Barcelona

Eduardo Berizzo quer levar equipe à façanha de eliminar o Brasil dentro de casa na Copa América

PUBLICIDADE

Por Ciro Campos
Atualização:

O Paraguai levará para o jogo contra o Brasil, nesta quinta-feira, em Porto Alegre, pela Copa América, um pouco de influência do futebol argentino e da genialidade do treinador Marcelo Bielsa. A equipe adversária da seleção brasileira tem como técnico Eduardo Berizzo, pupilo do badalado ex-técnico da seleção argentina e marcado na carreira por um bom trabalho no comando do Celta de Vigo, da Espanha, há alguns anos.

A relação entre Berizzo e Bielsa remonta ao início da década de 1990. Os dois são da região de Rosário e trabalharam juntos no Newell's Old Boys, onde foram campeões nacionais duas vezes. Berizzo era zagueiro e Bielsa atuava com o técnico do time que ainda fez uma histórica campanha na Copa Libertadores de 1992. O clube rubro-negro chegou à decisão, mas perdeu a taça para o São Paulo após ser derrotado nos pênaltis, no Morumbi.

Berizzo tenta levar o Paraguai para a semifinal da Copa América Foto: Joedson Alves/EFE

PUBLICIDADE

Berizzo tinha como colegas no Newell's outros jogadores que se tornaram técnicos renomados. Mauricio Pochettino, atualmente no Tottenham, assim como Gerardo Martino, ex-Barcelona e Argentina e atual comandante do México, também completavam aquele elenco. Depois daquele trabalho, Bielsa fez sucesso no Vélez Sarsfield, comandou a Argentina e dirige agora o Leeds United, da Inglaterra.

A dupla Berizzo e Bielsa trabalhou junta ainda por três anos na seleção chilena. O ex-zagueiro virou auxiliar do treinador e participou do projeto que levou o Chile em 2010 de volta à disputa de uma Copa do Mundo depois de 12 anos de ausência. Os dois se separaram no ano seguinte, quando o ex-defensor iniciou a carreira de técnico, mas ainda no futebol argentino.

O grande trabalho do treinador Berizzo foi na Espanha, pelo Celta de Vigo, entre 2014 e 2017. Apesar de liderar uma equipe modesta, conseguiu em setembro de 2015 bater por 4 a 1 o grande Barcelona do trio Messi, Suárez e Neymar dentro de casa, pelo Campeonato Espanhol. O time da Galícia terminou a temporada na sexta posição e se classificou para a Liga Europa.

Berizzo chegou ao Paraguai em fevereiro, depois de Juan Carlos Osorio pedir demissão. O treinador não conquistou resultados convincentes pela seleção, porém sonha contra o Brasil, na Arena do Grêmio, conseguir um surpreendente triunfo, tal qual o fez com o Celta ante o poderoso Barcelona.