Drogba e Yaya Toure são finalistas de premiação africana

Os cinco finalistas ao prêmio de melhor jogador africano do ano foram anunciados nesta sexta-feira. Entre eles estão o atacante marfinense Didier Drogba, do Shanghai Shenhua, da China, e o seu compatriota Yaya Toure, meia do Manchester City. Decisivo para o inédito título do Chelsea na Liga dos Campeões 2011/2012, o primeiro deles aparece como grande favorito a levar essa honraria pela primeira vez na carreira, enquanto o segundo defenderá a condição de atual vencedor da premiação.

AE-AP, Agência Estado

23 de novembro de 2012 | 14h50

Os outros três finalistas ao prêmio são o atacante senegalês Demba Ba, do Newcastle, o volante camaronês Alex Song, do Barcelona, e o atacante ganês Andre Ayew, do Olympique de Marselha. O vencedor desta premiação será anunciado no dia 20 de dezembro pela Confederação Africana de Futebol (CAF).

Entre os candidatos, Toure defenderá a condição de atual campeão da premiação africana depois de ter ajudado o Manchester City a conquistar o último Campeonato Inglês, no qual Demba Ba tem se firmado como um dos principais goleadores.

No mês passado, dez jogadores foram anunciados como finalistas da premiação africana. Anteriormente indicados, o zambiano Christopher Katongo (Skoda Xanthi-GRE), o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (Saint-Étienne), o marroquino Younes Belhanda (Montpellier), o marfinense Gervinho (Arsenal) e o nigeriano John Obi Mikel (Chelsea) acabaram ficando fora agora da briga pela honraria.

A indicação dos 10 finalistas foi determinada pelos comitês técnico, de futebol e de mídia da CAF, antes de técnicos e diretores técnicos de cada uma das confederações filiadas à entidade darem os seus votos, neste pleito que só contém atletas que atuam fora do continente africano.

A premiação também conta com uma disputa paralela, que elegerá o melhor jogador africano que atua em seu próprio continente. Os três finalistas desta disputa são o meia egípcio Mohamed Aboutrika, do Al Ahly, e os zambianos Rainford Kalaba e Stoppila Sunzu, que ajudaram o seu país a ganhar a última Copa Africana de Nações.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolDrogbaYaya Toure

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.