PUBLICIDADE

Publicidade

Dudamel se demite da seleção venezuelana e fica livre para assumir o Atlético-MG

Acordo com a equipe mineira deverá ser válido pelos próximos dois anos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Rafael Dudamel

está próximo ser o novo técnico do

Atlético Mineiro

. Nesta quinta-feira, o treinador deu um importante passo para se tornar treinador do clube, em acordo que deverá ser válido pelos próximos dois anos, ao renunciar ao comando da

seleção venezuelana

.

Para seu pedido de demissão, Dudamel argumentou que o relacionamento com os diretores da Federação Venezuelana de Futebol se deteriorou rapidamente e observou que isso acabaria afetando sua continuidade na seleção durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

Rafael Dudamel deixa o comando da seleção venezuelana Foto: Edgard Garrido/Reuters

PUBLICIDADE

Através de uma carta postada no Twitter, Dudamel disse que tomou a decisão de "afastar-se, desistir da seleção venezuelana, no seu melhor momento histórico e às portas de um novo ciclo das Eliminatórias".

A Venezuela, a única seleção sul-americana que nunca disputou uma Copa do Mundo, figura na 25ª posição do ranking da Fifa, a melhor de sua história, resultado de seis vitórias, incluindo um 3 a 1 contra Argentina de Lionel Messi e um 4 a 1 sobre o Japão, mais quatro empates e duas derrotas em seus últimos dez compromissos.

"Considero o melhor para a seleção. Meu relacionamento com a diretoria deteriorou-se rapidamente nos últimos tempos e nas condições atuais era muito difícil continuar", disse.

Dudamel, de 46 anos, tinha contrato até o fim das Eliminatórias, em acordo que seria prorrogado automaticamente em caso de classificação para a Copa do Mundo do Catar em 2022.

PUBLICIDADE

O ex-goleiro da seleção nacional se destacou como técnico da equipe sub-17 de seu país e, em seguida, conquistou um segundo lugar histórico no Mundial Sub-20 da Coreia do Sul em 2017. Paralelamente, ele assumiu como treinador da seleção principal em 1º de abril de 2016, pouco antes da Copa América Centenário, após a renúncia de Noel Sanvicente, em meio a uma atmosfera de crise.

O treinador agradeceu aos jogadores e enfatizou que "construímos uma equipe sólida que tem um norte seguro e do qual tenho muito orgulho. Vocês têm talento para alcançar a meta mundial e eu serei o primeiro a encorajá-los à distância."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.