PUBLICIDADE

Dunga diz que seleção brasileira jogará em função de Neymar

Técnico descarta usar o craque como falso centroavante e afirma que ele precisa jogar na posição certa, com o auxílio da equipe

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A 15 dias da primeira convocação após o retorno à seleção brasileira, Dunga afirmou que o time do Brasil irá jogar por Neymar. Para o técnico, o craque brasileiro precisa jogar na posição certa, com o auxílio do restante da equipe. "Os outros tem de adaptar. Tirar o jogador onde ele tem um rendimento altíssimo, só em último caso", disse Dunga em entrevista ao Correio Braziliense, descartando a possibilidade de o craque atuar como um falso centroavante.

PUBLICIDADE

Neymar joga pelo lado esquerdo do campo. Na Copa do Mundo, entretanto, atuou também por dentro, trocando de posição com Oscar em algumas partidas. Na temporada passada, no Barcelona, sob o comando de Gerardo Martino, chegou a ocupar a ponta direita em algumas partidas.

Dunga também falou sobre a transferência dos jovens talentos para o futebol europeu. De acordo com o treinador, os jogadores brasileiros estão saindo muito cedo do País e, na Europa, muitos não conseguem ser titulares. "Eles não conseguem ter experiência, dinâmica de jogo, condicionamento ideal, autoestima elevada. Cada vez mais a seleção sofre", frisou.

Neymar deve voltar aos gramados no dia 18 de agosto, pelo Barcelona Foto: Kimimasa Mayama/EFE

O comandante brasileiro deu algumas pistas sobre o estilo do meio-campo da seleção brasileira. Dunga ressaltou a importância da velocidade na saída de bola. Com Felipão, o time do Brasil pecou no fundamento, abusando da ligação direta da defesa com o ataque.

O capitão do tetra mundial chegou a fazer elogios a si mesmo, afirmando que também era um bom passador, como eram Gilberto Silva e Felipe Melo sob o seu comando. Dunga afirmou que o setor pode ter até três volantes. Para isso, deu como exemplo a Copa América de 2007, quando o Brasil sagrou-se campeão ao bater a Argentina por 3 a 0. 

A seleção brasileira volta a campo no dia 5 de setembro, em Miami, nos Estados Unidos. Na ocasião, o Brasil enfrentará a Colômbia, adversária nas quartas de final da Copa do Mundo. Quatro dias depois, o Brasil jogará contra o Equador, em Nova Jersey.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.