Divulgação/Federação Portuguesa de Futebol
Divulgação/Federação Portuguesa de Futebol

Eliminatórias Europeias para a Copa de 2022 começam com França e Portugal

Seleção lusitana enfrenta Azerbaijão em Turim, na Itália; enquanto atuais campeões mundiais recebem Ucrânia, em Saint-Denis

Felipe Rosa Mendes, O Estado de S.Paulo

24 de março de 2021 | 05h00

Em meio a restrições e quarentena, em razão da pandemia, as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, começam nesta quarta-feira com 12 jogos. Entre as seleções que jogarão neste primeiro dia de disputas estão França, atual campeã mundial, e Portugal, vencedor da primeira edição da Liga das Nações da Uefa. Além do português Cristiano Ronaldo e do francês Kylian Mbappé, devem estar em campo o galês Gareth Bale, o belga Kevin de Bruyne e o norueguês Erling Haaland, o atacante mais badalado do momento.

Os campeões mundiais de 2018 vão estrear contra a Ucrânia, no Stade de France, às 16h45 (horário de Brasília), pelo Grupo D. A seleção comandada por Didier Deschamps é favorita contra os ucranianos, do técnico Andriy Shevchenko, não apenas pelo peso da camisa. No último duelo entre as duas equipes, em outubro, os franceses venceram por 7 a 1.

A França aposta na grande fase de Mbappé, que vem carregando o Paris Saint-Germain nas costas no Campeonato Francês e na Liga dos Campeões enquanto Neymar se recupera de lesão. O atacante é um dos poucos titulares garantidos na seleção francesa, enquanto jogadores como Tanguy Ndombélé, Thomas Lemar, Alphonse Aréola e Ousmane Dembélé buscam se consolidar na equipe, sonhando com o Mundial do próximo ano. A chave dos franceses tem ainda Finlândia, Bósnia-Herzegovina e Cazaquistão.  

Pelo Grupo A, Portugal vai receber o Azerbaijão em Turim, na Itália. O time português não poderá jogar em seu país por causa das restrições impostas pelo governo a viajantes de outros países, devido à pandemia. Jogando no mesmo horário dos franceses, os portugueses entram em campo confiantes pelo bom retrospecto nas últimas competições europeias. Portugal é o atual campeão tanto da Eurocopa quanto da Liga das Nações.

"(Ser campeão da Copa) Não é um sonho. Sonhar é importante, mas o fundamental é acreditarmos que o sonho é possível. O que dizemos é que Portugal tem qualidade, capacidade e organização para lutar por qualquer competição em fases finais", diz o técnico português Fernando Santos. Sérvia, Irlanda e Luxemburgo também fazem parte do Grupo A.

Atacante do momento na Europa, Erling Haaland vai tentar liderar a Noruega na busca por disputar sua primeira Copa do Mundo neste século. O astro do Borussia Dortmund, cobiçado pelos maiores clubes do continente, estará em campo diante da modesta seleção de Gibraltar, pelo Grupo G, que tem ainda a Holanda. Principal favorita da chave, a seleção holandesa enfrentará a Turquia, em Istambul. O tradicional time europeu tenta voltar a uma Copa do Mundo após decepcionar nas últimas Eliminatórias e ficar de fora do Mundial da Rússia. O grupo tem ainda Montenegro e Letônia.

No Grupo E, Bélgica e País de Gales terão Kevin de Bruyne e Gareth Bale em campo. Os belgas tentam iniciar bem a campanha nas Eliminatórias, ainda com a confiança elevada após grande campanha na Rússia - foram semifinalistas e eliminaram o Brasil nas quartas de final. Belgas e galeses vão se enfrentar na cidade de Leuven, na Bélgica. O grupo também tem Belarus, República Checa e Estônia.

As Eliminatórias Europeias contam com duas fases distintas, a serem finalizadas em março de 2022. As 55 seleções vão se tornar apenas 13 classificadas a partir de uma longa fase de grupos, com dez chaves. O primeiro colocado de cada grupo obtém a vaga direta no Mundial. E os segundos colocados vão disputar playoffs com duas seleções vindas da Liga das Nações, somando 12 times, em busca dos últimos três postos no Catar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.