Bruno Cantini/ Atlético
Bruno Cantini/ Atlético

Em Belo Horizonte, Atlético-MG e Grêmio iniciam a decisão da Copa do Brasil

Primeiro duelo acontece nesta quarta-feira no Mineirão

Estadão Conteúdo

23 de novembro de 2016 | 07h15

Atlético Mineiro e Grêmio disputam nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Os mineiros buscam o segundo título do torneio - faturaram em 2014 -, enquanto que os gaúchos podem se isolar como os maiores vencedores, já que estão empatados com o Cruzeiro com quatro conquistas. O jogo de volta está agendado para a outra quarta-feira, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

O técnico Marcelo Oliveira tem duas dúvidas para escalar o Atlético para a decisão. O atacante Luan está vetado e o treinador precisa definir o seu substituto. Já o lateral-esquerdo Fábio Santos novamente não treinou nesta terça-feira e a sua participação no primeiro jogo da final é incerta.

Na frente, o treinador tem diversas opções para substituir Luan. Ele, entretanto, fechou o treino desta terça-feira à imprensa. Umas das alternativas é improvisar o lateral-direito Marcos Rocha, que voltou recentemente de lesão. Ele atuaria pelo lado direito do quarteto ofensivo com Maicosuel, Robinho e Lucas Pratto. Aí, Carlos César entraria na lateral.

O equatoriano Cazares também está entre as opções de Marcelo Oliveira, assim como Clayton. "Não dá para confirmar agora. Temos a opção do Marcos Rocha na frente, Robinho por dentro ou o Cazares. E temos o próprio Clayton, que também é uma boa opção. Amanhã (quarta-feira) a gente vai definir", disse o treinador, em entrevista coletiva. Maicosuel entra na vaga do venezuelano Otero, também vetado.

Na linha de defesa, Fábio Santos é a maior dúvida. O lateral-esquerdo sentiu dores na panturrilha durante o treino do último domingo - só os reservas atuaram contra o Santa Cruz pelo Campeonato Brasileiro. Depois, ficou fora dos treinos de segunda e terça-feira. Ele até foi relacionado, mas, se for vetado, deverá ser substituído pelo jovem Leonan.

Erazo também não treinou na segunda-feira, voltando nesta terça-feira, recuperado de dores no joelho. "A gente espera contar com os dois", resumiu Marcelo Oliveira, falando do zagueiro e do lateral-esquerdo. O treinador também não conta com Leonardo Silva, Dátolo e Carlos, no departamento médico, Rafael Carioca, suspenso, e Fred, que disputou a Copa do Brasil pelo Fluminense.

GRÊMIO

O elenco do Grêmio realizou nesta terça-feira, no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, o último treino de preparação para o jogo de ida da final da Copa do Brasil. O zagueiro Pedro Geromel acabou ficando fora da atividade, um dia depois de ter sofrido uma pancada em um treinamento.

A ausência do defensor coloca em dúvida a sua condição para o confronto em Belo Horizonte, mas o clube informou que o atleta não preocupa para o duelo e apenas foi poupado da atividade, sendo que realizou atividades na academia.

Sem Pedro Geromel, o time gremista realizou um tradicional rachão de véspera de jogo, comandado pelo técnico Renato Gaúcho, que nesta atividade não se preocupou muito com a formação tática da equipe. No final, porém, os jogadores treinaram cobranças de pênaltis já visando uma possível decisão por penalidades no confronto de volta da final.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.