Fábio Motta/AE - 02/08/2011
Fábio Motta/AE - 02/08/2011

Em busca do topo da tabela, Vasco pega o Avaí em Florianópolis

Equipe carioca tenta colar nos líderes diante de adversário em crise

AE, Agência Estado

17 de agosto de 2011 | 08h17

O Vasco mais do que nunca está na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Vacinado contra a acomodação que costuma afligir o campeão da Copa do Brasil, o time de Ricardo Gomes está a apenas quatro pontos do topo da tabela de classificação e vai ao estádio da Ressacada, em Florianópolis, em busca da vitória sobre o Avaí, nesta quarta-feira, às 19h30.

Fazer campanha tão positiva no ano tem seus custos e a comissão técnica trabalha como pode para evitar desgaste demasiado de alguns jogadores. O técnico cruzmaltino, porém, encontra poucas chances de poupar uma trinca que sustenta o esquema. O zagueiro Anderson Martins, o volante Rômulo e o atacante Eder Luís são os homens de ferro de Ricardo Gomes. Sua juventude e resistência física permitem ao treinador mantê-los em campo e preservar os mais veteranos ou propensos a lesões. Martins e Rômulo jogaram 40 dos 46 jogos da temporada; Eder Luís bateu ponto em 41.

Até Ricardo Gomes começa a se preocupar. "O Rômulo é jovem e forte. Raramente ele se queixa de dores ou cansaço. O Anderson também é muito forte e se prepara muito para suportar os jogos. Já o Eder preocupa mais pela sua característica de jogo. Mas ele não tem um passado de lesões. Com os cuidados que tomamos, temos tudo para levar esse grupo até o fim do ano sem maiores problemas", tranquilizou o médico do clube, Clóvis Munhoz.

Para o jogo contra os catarinenses, Ricardo Gomes já descartou Felipe. O meia de 33 anos lida com dores no joelho direito e sequer viajou com o grupo. A expectativa é que ele esteja em boas condições para o clássico contra o Fluminense, no próximo domingo.

A mais importante decisão do técnico diz respeito, portanto, a Juninho Pernambucano. Aos 36 anos, ele comanda o meio de campo vascaíno e tem mostrado grande vigor físico, mas prudência é a palavra de ordem. "O Juninho viaja, mas vai ser reavaliado amanhã (quarta) de manhã", disse Ricardo Gomes, que tem dois importantes retornos. O zagueiro Dedé e o meia Diego Souza voltam de suspensão. No ataque, o técnico alimenta a dúvida entre Alecsandro e Elton, este último titular nos dois jogos contra o Palmeiras.

AVAÍ - Felipe; Gustavo Bastos, Bruno e Dirceu; Daniel, Batista, Pedro Ken, Dinelson e Pará; Robinho e Rafael Coelho. Técnico: Alexandre Gallo.

VASCO - Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Julinho; Jumar, Rômulo, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Élton). Técnico: Ricardo Gomes.

Árbitro - Cleber Wellington Abade (SP); Horário - 19h30 (de Brasília); TV - SporTV; Local - Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato BrasileiroVasco

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.