PUBLICIDADE

Em casa, Union Berlin faz história ao derrotar o Borussia Dortmund por 3 a 1

Foi a primeira vitória do time da capital alemã na primeira divisão do país

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A cada rodada do Campeonato Alemão, o Union Berlin tem atraído mais atenção, com feitos e gestos emocionantes. Jogando em casa neste sábado, pela terceira rodada, a modesta equipe da capital alemã, que faz a sua estreia na elite do futebol do país nesta temporada, bateu o poderoso Borussia Dortmund por 3 a 1 e obteve a sua primeira vitória na história da competição.

Sob muita festa de seus torcedores antes, durante e ao final da partida, a equipe anfitriã chegou ao triunfo com dois gols de Marius Bulter e um de Andersson, com Paco Alcácer descontando para o time de Dortmund.

Jogadores do Union Berlin comemorando a vitória sobre o Borussia Dortmund com a torcida Foto: Annegret Hilse / Reuters

PUBLICIDADE

Na primeira rodada, na derrota de 4 a 0 para o RB Leipzig, a torcida do Union Berlin já havia comovido a Alemanha ao levar para as arquibancadas de seu estádio, o Alten Försterei, fotos de fãs já falecidos da equipe recém-promovida da segunda divisão que nunca viram o seu clube jogar na elite.

Na semana seguinte, o primeiro gol da equipe marcado na história da competição, no empate por 1 a 1 contra o Augsburg, fora de casa, foi comemorado como um título. Neste sábado, com uma estratégia bem sucedida de atuar no contra-ataque diante de uma equipe bem mais tradicional, veio o primeiro triunfo, que leva o time a ocupar a 10.ª posição, agora com quatro pontos.

Já o Borussia Dortmund, que com o revés perdeu a chance de manter os 100% de aproveitamento no campeonato, se manteve com seis pontos, em quinto lugar, deixando o líder RB Leipzig, que tem nove, se isolar na ponta.

Neste sábado, o placar foi aberto aos 22 minutos da etapa inicial com Bulter, mas a resposta do time visitante veio pouco depois, aos 25, com o artilheiro Paco Alcácer. No segundo tempo, Bulter recolocou a equipe da antiga Berlim Oriental em vantagem, aproveitando indefinição da zaga da equipe treinada por Lucien Favre, logo aos cinco minutos.

O ápice do jogo, entretanto, aconteceu aos 30 minutos, quando Sebastian Andersson ampliou e levou à loucura a torcida local, que pôde sentir o sabor de uma vitória na elite do futebol alemão pela primeira vez na trajetória de um clube fundado somente em 1966.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.