Jon Super/AP
Jon Super/AP

Em casa, United perde para o West Bromwich e se complica no Inglês

Resultado deixa equipe no 4º lugar e vaga na Liga fica ameaçada

Estadão Conteúdo

02 de maio de 2015 | 16h17

O Manchester United segue a rotina de resultados ruins na reta final do Campeonato Inglês. Após perder do Chelsea (1 a 0) e na última rodada para o Everton por 3 a 0, a equipe do holandês Louis Van Gaal voltou a provar o gosto da derrota, agora em casa, ao perder para o West Bromwich por 1 a 0, gol de Olsson para os visitantes. Com o resultado, a equipe de Manchester estacionou no quarto lugar, com 65 pontos, e pode perder a vaga na Liga dos Campeões da Europa na próxima temporada, já que Liverpool e Tottenham se aproximam dos comandados de Van Gaal.

Com a sequência de resultados negativos, o Manchester United entrou em campo precisando muito da vitória para continuar sua perseguição ao Arsenal e ao seu grande rival, o Manchester City. E o time respondeu ao chamado da torcida pressionando desde o início. Mas a magnífica atuação do goleiro visitante, Boaz Myhill, que defendeu até pênalti de Robin van Persie já com a vantagem de seu time no placar, foi decisiva na vitória do West Bromwich. Além do desempenho de Myhill, os visitantes armaram um forte sistema defensivo, com vários zagueiros e volantes espalhados na formação em campo.

O gol do triunfo do West Bromwich saiu no segundo tempo, após um primeiro tempo de posse de bola absoluta dos anfitriões (80% a 20%) e chances agudas de gol, que nem Van Persie, nem Juan Mata e muito menos Wayne Rooney aproveitaram para abrir o marcador. Aos 18 minutos da etapa complementar, uma falta na frente da área favoreceu os visitantes. Chris Brunt chutou firme e a bola desviou em Jonas Olsson para deslocar De Gea, que não pode fazer nada.

Com a desvantagem no placar, a equipe da casa buscou o empate de maneira desordenada, até conseguir um pênalti aos 29, quando Saído Berahino tocou a bola com a mão. Mas não era o dia do Manchester. Myhill adivinhou a trajetória da bola e defendeu a cobrança de Van Persie.

Mesmo com Ángel Di María em campo, a equipe do United não conseguia furar o bloqueio tático do adversário, parando sempre nas grandes defesas de Myhill. Com pouco mais de sete minutos para o fim da partida, já no desespero, Van Gaal colocou no duelo o colombiano Falcao García, na esperança de virar o confronto. Mas o atacante nada pode fazer diante da armação defensiva dos visitantes. Antes do fim do duelo, Van Persie ainda tentou empatar com um disparo forte da entrada da área. Mas Myhill estava muito inspirado e particou outra excelente defesa.

Com o resultado, o West Bromwich soma 40 pontos e fica em 13º lugar, cada vez mais próximo de manter a permanência na primeira divisão. O Manchester United manteve a quarta posição e praticamente se despediu do vice-campeonato inglês neste sábado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.