Em dia de festa para Ganso, São Paulo vence e presenteia torcida no Morumbi

Agora a equipe está a apenas dois pontos do Vasco, que empatou com a Ponte Preta

Guilherme Amorim, Agência Estado

23 de setembro de 2012 | 15h11

A partir da metade da etapa inicial, os sistemas de marcação de ambas as equipes assumiram o controle da partida. Aos 44 minutos, o Cruzeiro teve grande azar. Os dois atacantes da equipe, Wellington Paulista e Wallyson, sentiram contusões ao mesmo tempo e tiveram que ser substituídos por Souza e Borges.

No segundo tempo, o São Paulo tentou voltar mais incisivo. Logo no começo, Cortez foi lançado na área e bateu em cima do goleiro Fábio. Mas a tarde não era mesmo do Cruzeiro. Aos 9 minutos, o técnico Celso Roth teve que gastar a sua última alteração para tirar Charles, também contundido, pelo jovem Lucas Silva.

O São Paulo continuou pressionando o adversário, que ficou todo atrás tentando eventuais contra-ataques. A falta de criatividade são-paulina persistia. Tanto que, aos 15 minutos, o técnico do São Paulo, Ney Franco, decidiu tentar mudar a situação. Ele colocou Ademílson no lugar de Willian José, totalmente apagado, e em seguida trocou Maicon por Wellington.

As alterações logo começaram a surtir efeito. Antes preso na marcação cruzeirense, o São Paulo apresentou maior movimentação. Instantes após entrar, Ademílson tabelou em velocidade com Lucas, recebeu a bola e, mesmo desequilibrado, chutou com perigo.

Aos 23 minutos, saiu o gol salvador. Lucas lançou na área, Fábio espalmou com pouca força e a bola sobrou pra Osvaldo cabecear para dentro das redes. Gol merecido do melhor jogador do São Paulo até então. Aos 25, Ademilson teve outra oportunidade, mas bateu para fora.

A partir daí, o Cruzeiro não demonstrou poder de reação. Mesmo atrás no placar, permitiu que o São Paulo dominasse até o fim. O resultado da partida foi selado aos 44, quando o jovem Lucas Silva puxou Casemiro pelo braço na entrada da área e foi punido com o cartão amarelo - o seu segundo, sendo expulso.

Com a derrota, o técnico Celso Roth continua com o cargo ameaçado. Esta é quinta rodada seguida sem vitória do Cruzeiro. A campanha irregular da equipe o deixa cada vez mais longe da zona de classificação à Libertadores, com 35 pontos.

SÃO PAULO 1 x 0 CRUZEIRO

SÃO PAULO - Rogério Ceni; Douglas, Paulo Miranda, Rodholfo e Cortez; Denilson (Casemiro), Maicon (Wellington) e Jadson; Lucas, Osvaldo e Willian José (Ademílson). Técnico: Ney Franco.

CRUZEIRO - Fábio; Léo, Thiago Carvalho, Victorino e Diego Renan; Marcelo Oliveira, Charles (Lucas Silva), Tinga e Montillo; Wellington Paulista (Borges) e Wallyson (Souza). Técnico: Celso Roth.

GOL - Osvaldo, aos 22 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Maicon, Denílson, Paulo Miranda e Wellington (São Paulo); Tiago Carvalho, Wellington Paulista, Diego Renan, Souza e Tinga (Cruzeiro).

CARTÃO VERMELHO - Lucas Silva (Cruzeiro).

ÁRBITRO - Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).

RENDA - R$ 1.785.000,00.

PÚBLICO - 40.457 mil torcedores.

LOCAL - Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

LANCES DO JOGO

FRASE

Paulo Miranda (São Paulo): "Agora é trabalhar. Temos que procurar a vitória em cada jogo para chegar, o quanto antes, mais próximo do G-4."

Montillo (Cruzeiro): "O lance do gol era uma bola complicada, ela quicou e enganou o Fábio. Quando a fase é ruim não tem jeito. O momento é ruim para todos."

SEGUNDO TEMPO

RESUMO: São Paulo dominou toda a segunda etapa e Osvaldo, melhor jogador da partida, acabou coroado com o gol da vitória. O Cruzeiro, com três mudanças por lesão, cansou e não criou problemas para a zaga são-paulina.

48min - Acabou.

45min - Lucas Silva puxa Casemiro, recebe o segundo amarelo e é expulso. Falta perigosa para o São Paulo.

44min - Torcida do São Paulo já grita olé no estádio.

43min - Tinga acerta pontapé em Casemiro, e juiz dá apenas cartão amarelo para o volante cruzeirense.

40min - Mudança no São Paulo: sai Denílson, entra Casemiro. 

39min - Precisando do empate, o Cruzeiro não consegue criar jogadas ofensivas.

37min - Lucas faz ótima jogada pela direita, deixa três para trás e é parado com falta, por Lucas Silva, que recebe o amarelo.

36min - Wellington tenta jogada pelo meio e o árbitro atrapalha e arma o contra-ataque para o Cruzeiro. Torcida não perdoa.

33min - O São Paulo diminui o ritmo e dá espaço para o Cruzeiro, que quer o gol de empate.

28min - Cartão amarelo para Wellington.

26min - Cartão amarelo para Souza, que chega atrasado e faz falta feia em cima de Cortez.

26min - Com o gol, a torcida inflama no Morumbi e o São Paulo cresce, ficando próximo do segundo gol.

25min - Osvaldo faz fila pelo lado esquerdo e a bola sobra para Ademílson, que bate para a bela defesa do goleiro Fábio.

22min - GOOOOOOOOOOOOOLLL DO SÃO PAULO!! Douglas escapa pela lateral direita e cruza, Fábio tenta cortar, falha, e a bola sobra para Osvaldo, que sozinho, cabeceia para o fundo do gol.

21min - O São Paulo melhora com a entrada de Ademílson, que se movimenta mais e dá alternativas para as jogadas ofensivas.

20min - Jadson bate falta com perigo e Fábio espalma para escanteio.

17min - Bela troca de passe do São Paulo e, após triangulação, Ademílson bate para o goleiro Fábio espalmar. A torcida inflama no Morumbi.

17min - Ney Franco faz outra alteração: sai Maicon, entra Wellington.

16min - Montillo cobra escanteio, Victorino cabeceia, mas a bola bate em Paulo Assunção e é novo escanteio.

15min - Ney Franco realiza sua primeira substituição: sai William José, apagado e muito vaiado pela torcida, e entra Ademílson.

11min - Recuado, o Cruzeiro joga no erro do São Paulo e tenta aproveitar os contra-ataques.

9min - Mais um contundido na equipe cruzeirense. Charles não aguenta e faz Celso Roth gastar a última alteração. Lucas Silva entra na partida.

8min - Cruzeiro fica todo atrás do meio-campo e São Paulo tenta furar a retranca do visitante.

4min - Osvaldo continua sendo o jogador mais perigoso do São Paulo, comandando as jogadas ofensivas do tricolor.

3min - Paulo Miranda agarra Diego Renan e recebe o cartão amarelo.

2min - Após bela troca de passes, São Paulo chega, mas zagueiro corta e manda para escanteio.

1min - Começou o segundo tempo. As equipes voltaram igual para a segunda etapa.

FRASE

Jadson (São Paulo): "Está faltando finalizar mais para o gol. O Cruzeiro está bem fechado e o jeito é usar a lateral, já que o Osvaldo está muito bem no jogo."

Tinga (Cruzeiro): "Agora é corrigir o que erramos e tentar acertar o gol no segunto tempo."

PRIMEIRO TEMPO

RESUMO: Com poucas jogadas de perigo, São Paulo e Cruzeiro fizeram um primeiro tempo truncado. Com Lucas apagado, a equipe da casa sofre com a ausência de Luís Fabiano. Já os visitantes, com dois contundidos, terão dificuldades no segundo tempo.

47min - Acabou.

45min - Dois problemas para Celso Roth no final do primeiro tempo. Saem Wallyson e Wellington Paulista, entram Souza e Borges, respectivamente. As duas alterações foram feitas por conta de lesão dos jogadores.

44min - Wellington Paulista vai ao chão e pede substituição.

43min - São Paulo pressiona o Cruzeiro, mas não consegue finalizar no gol.

40min - Sem conseguir criar jogadas ofensivas, Denílson arrisca de longe, e Fábio encaixa. Torcida aplaude a tentativa do volante.

38min - Jadson cobra falta para área, Rhodolfo manda na trave, mas o bandeira já assinalava impedimento.

33min - São Paulo e Cruzeiro fazem um jogo disputado no meio-campo, e pouco criam ofensivamente.

30min - Após cobrança de escanteio, Rhodolfo reclama de empurrão dentro da área e pede pênalti. O juiz manda o jogo seguir.

28min - Denílson para o ataque do Cruzeiro com o braço, recebe o amarelo e, suspenso, não enfrenta o Coritiba na próxima rodada.

25min - O São Paulo mantém a posse de bola, mas, sem criatividade, não consegue causar perigo ao gol cruzeirense.

22min - Diego Renan recebe pela direita, puxa para o meio e arrisca de fora da área, mas a bola passa ao lado do gol, assustando Rogério Ceni.

18min - Jadson bate falta, mas a bola sai fraca e fica fácil para a defesa de Fábio.

15min - Bela troca de passes do ataque cruzeirense e Montillo, na cara do gol, erra a passada, e Rogério sai do gol e afasta o perigo.

14min - Wellington Paulista arrisca de muito longe, mas pega mal na bola e manda para longe do gol são-paulino.

11min - Mesmo sem conseguir criar jogadas ofensivas, o São Paulo mantém a posse de bola no meio-campo, esperando o momento certo para atacar.

8min - Falta perigosa, Montillo cruza na área e Rogério defende fácil. Na reposição da bola, Wellington Paulista tromba com goleiro são-paulino e o juiz aplica cartão amarelo para o atacante.

6 min - Osvaldo divide com o o goleiro Fábio, torcida pede pênalti, mas o juiz manda o jogo seguir.

4min - São Paulo aposta nos contra-ataques. Osvaldo escapa pela direita e Thiago Carvalho para o jogo com falta. É o primeiro cartão amarelo da partida.

2min - O São Paulo ainda não consegue passar do meio-campo. Cruzeiro pressiona o time da casa.

1min - Começou. Sem Luís Fabiano, o São Paulo entra em campo para encostar no G-4. Já o Cruzeiro, precisa da vitória para continuar sonhando com uma possível vaga na Libertadores de 2013.

15h48 - Quando perguntado se a contratação de Ganso seria o único retorno da venda de Lucas, o presidente foi categórico: "vem mais. O São Paulo era, até ontem, o "mão fechada", só contratava jogador barato e em fim de contrato. Eu sou um homem da coerência, acho que foi uma bela contratação, pela idade e pelo perfil, daqui a pouco ele volta a jogar."

15h46 - "O problema dele é médico, não é da presidência. Somos inteiramente partidários de que ele volte quando estiver totalmente pronto para jogar", disse o presidente Juvenal Juvêncio.

15h44 - Ganso é recebido por um foguetório de fitas vermelhas, pretas e brancas no escudo do São Paulo.

15h42 - Agora, em pé no carrinho  de atendimento médico, o meia dá uma volta no estádio do Morumbi.

15h41 - "Tenho que agradecer o carinho da torcida dentro de campo", diz Ganso. 

15h40 - Jogador é saudado pelos torcedores presentes no Morumbi.

15h38 - Paulo Henrique Ganso pisa pela primeira vez no Morumbi como jogador do São Paulo.

15h36 - Dezenas de crianças aguardam Ganso na boca do túnel do São Paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.