Em jogo de 7 gols, Sport supera reservas do Grêmio em Porto Alegre

Equipe pernambucana engata segundo triunfo seguido, mas permanece na 17ª posição na zona da degola

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Focado no jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores, na terça-feira, diante do River Plate, o Grêmio foi a campo neste sábado à tarde na Arena com um time reserva e acabou derrotado pelo Sport pelo placar de 4 a 3, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A derrota manteve o Grêmio, com folga, na quinta posição, com 52 pontos. Esta foi a segunda vitória seguida do Sport, que tinha superado o Vasco por 2 a 1, em Recife (PE) e agora aparece com 33 pontos, ainda na zona de rebaixamento, em 17º lugar.

Em jogo de sete gols, Sport derrota o Grêmio em Porto Alegre Foto: Lucas Uebel/Grêmio

PUBLICIDADE

Até então, o Grêmio não perdia em casa há 10 jogos pelo Brasileiro. A sua última derrota ocorreu cinco meses atrás, na décima rodada, quando levou 2 a 0 do Palmeiras. Além disso, pela primeira vez sofreu quatro gols. Era a melhor defesa da competição ao lado do Palmeiras, com 19 gols. Tudo, porém, foi relevado com as atenções voltadas para a Libertadores. Como venceu em Buenos Aires, por 1 a 0, o empate levará o Grêmio à final diante do Palmeiras ou do Boca Juniors.

O JOGO O visitante começou mais ativo, tentando trocar bola e ocupar o campo ofensivo. Como recompensa conseguiu o primeiro gol logo aos seis minutos. Michel Bastos cobrou falta pelo lado direito do ataque, quase na linha lateral. O levantamento em curva foi em direção à pequena área e encontrou Jair entre os zagueiros, para subir bem e desviar de cabeça para as redes.

O Grêmio buscou a reação. Aos 10, Thaciano apareceu na frente do goleiro Mailson, que abafou a jogada. Dez minutos depois, Douglas cobrou escanteio, Thonny Anderson desviou de cabeça na primeira trave e a bola saiu do outro lado, levantando a torcida. Até o zagueiro Bressan apareceu para chutar aos 26 minutos. Ele bateu cruzado e Mailson, com a ponta dos dedos, mandou a escanteio.

Quando o empate parecia perto, o visitante ampliou aos 19 minutos. Mateus Gonçalves roubou a bola no seu campo defensivo, tabelou com Hernane Brocador e depois ainda passou por Kannemann antes de tocar por baixo na saída de Paulo Victor. O gol, enfim, tirou a tranquilidade de Renato Gaúcho que começou a esbravejar no banco e mandou ao aquecimento os reservas.

O técnico só acalmou aos 37 minutos com o gol de Matheus Henrique. Ele pegou o rebote do goleiro Mailson, que tinha dado um soco na bola, e tentou o chute. Mas seguiu no lance e com apenas um drible passou por três adversários e chutou de perna esquerda no canto. A defesa do Sport reclamou da arbitragem de um toque no braço de Matheus, considerado involuntário pelo árbitro Dewson Freitas. Os últimos minutos foram de pressão total gremista.

Publicidade

O segundo tempo começou movimentado. Aos seis minutos o time gaúcho buscou o empate num pênalti cometido por Mateus Gonçalves sobre Madson, dando um toque por trás no lateral. Na cobrança, Juninho Capixaba deslocou o goleiro e ainda bateu no cantinho esquerdo.

A festa foi rápida porque no minuto seguinte o Sport voltou a ficar na frente no placar. Sander levantou pelo lado esquerdo e Gabriel saltou de cabeça para desviar no canto esquerdo de Paulo Victor. O jogo estava aberto e os donos da casa buscaram, de novo, a igualdade aos 13 minutos. Após bela ajeitada de Madson, o atacante Thonny Anderson desviou de Mailson.

Mas o Sport não desistiu e foi atrás do quarto gol. De falta, Michel Bastos fez o levantamento em direção à área, onde Jair apareceu nas costas da defesa, ajeitou com o pé e ainda desviou de cabeça com um leve toque.

A partir daí, com sete gols, cada time fez sua opção tática. O Grêmio se atirou ao ataque, inclusive com as entradas de Marinho e Jean Pyerre. O Sport se fechou de vez com Milton Mendes tirando o atacante Hernane para a entrada do volante Felipe Bastos. O time gaúcho tentou a pressão, mas seus jovens jogadores sentiram a inexperiência, erraram passes e não concluíram com eficiência.

O Grêmio volta a campo pelo Brasileiro diante do Atlético Mineiro, no próximo sábado, às 21 horas, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG). O Sport vai receber o Ceará, na segunda-feira, dia 5, às 20 horas, na Ilha do Retiro.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 3 x 4 SPORT

Publicidade

GRÊMIO - Paulo Victor; Madson, Bressan, Kannemann e Marcelo Oliveira (Marinho); Matheus Henrique, Thaciano (Jean Pyerre), Douglas, kaio (Pepê) e Juninho Capixaba; Thonny Anderson. Técnico: Renato Gaúcho.

SPORT - Mailson; Cláudio Winck, Ernando, Adryelson e Sander; Marcão, Jair (Nonoca), Gabriel, Michel Bastos e Mateus Gonçalves (Rogério); Hernane Brocador (Felipe Bastos). Técnico: Milton Mendes.

GOLS - Jair, aos 7, Mateus Gonçalves, aos 29, e Matheus Henrique, aos 37 minutos do primeiro tempo. Juninho Capixaba (pênalti), aos 6, Gabriel, aos 7, Thonny Anderson, aos 13, e Jair, aos 18 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Bressan e Marinho (Grêmio); Jair e Cláudio Winck (Sport).

ÁRBITRO - Dewson Freitas da Silva (PA).

RENDA - R$ 329.685,00.

PÚBLICO - 12.138 pagantes (13.842 no total).

Publicidade

LOCAL - Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.