PUBLICIDADE

Publicidade

Em menos de sete meses, São Paulo vira alvo de dois erros de arbitragem reconhecidos por entidades

Primeiro equívoco aconteceu em setembro de 2020, durante uma partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro diante do Atlético-MG

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Neste domingo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) reconheceu mais um erro de arbitragem envolvendo o São Paulo. Dessa vez, o equívoco admitido é referente à partida diante do Novorizontino, que aconteceu no sábado. Nos minutos finais do jogo, o atacante Luciano sofreu um pênalti, que não foi marcado pela juíza de campo, Edina Alves Batista, e nem pelo VAR. A Comissão de Arbitragem da FPF classificou o erro como "claro e óbvio". A partida terminou 2 a 1 para o Novorizontino.  Essa é a segunda vez em pouco mais de seis meses que o São Paulo sai de campo prejudicado por um erro de arbitragem reconhecido por entidades.

O primeiro equívoco foi em setembro de 2020, durante uma partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro diante do Atlético-MG.  Naquela ocasião, a arbitragem anulou um gol de Luciano em decorrência de um impedimento. O lance foi reavaliado pelo VAR, que manteve a decisão de campo. No momento, o jogo estava empatado sem gols. O Atlético-MG venceu a partida por 3 a 0.

Essa é a segunda vez que o São Paulo sai de campo prejudicado por um erro de arbitragem em pouco mais de seis meses Foto: Rubens Chiri / São Paulo

PUBLICIDADE

Cerca de um mês depois, Leonardo Gaciba, chefe do Conselho de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), reconheceu o erro. "Fizemos uma análise do lance e a linha não é realmente colocada. Não adianta lutar contra a imagem, claramente a linha não está colocada de forma padrão", afirmou Gaciba, em entrevista ao SporTV.

Equívoco consumado, a FPF afirmou que os árbitros envolvidos na partida entre São Paulo e Novorizontino passarão por uma sessão de treinamentos nesta segunda-feira. O próximo compromisso do clube tricolor aconteceria no dia 20 de março, contra o Palmeiras. Não se sabe, no entanto, se a partida acontecerá na data prevista por causa da suspensão das partidas de futebol em São Paulo. 

CONFIRA A NOTA OFICIAL DA FEDERAÇÃO PAULISTA:

Após análise do lance ocorrido na partida Novorizontino e São Paulo, neste sábado (13), a Comissão de Arbitragem identificou falhas de interpretação da arbitragem em campo e de procedimento do VAR. O equívoco no lance é claro e óbvio. As imagens deveriam ter sido revisadas imediatamente por meio da área de revisão em campo para correção da decisão. A partir desta segunda-feira, a Comissão de Arbitragem vai efetuar um forte treinamento com a equipe de arbitragem e de VAR da partida para que nenhum erro como este volte a acontecer.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.