Em Teresina, Botafogo-SP empata com o River-PI e conquista o título da Série D

O Botafogo, de Ribeirão Preto (SP), é o campeão brasileiro da Série D - a quarta divisão nacional. O time paulista garantiu a conquista ao empatar sem gols com o River-PI, neste sábado, no estádio Albertão, em Teresina, diante de mais de 40 mil torcedores. Como tinha vencido em casa por 3 a 2, levantou o caneco. Além dos finalistas, Ypiranga-RS e Remo-PA também garantiram o acesso para a Série C em 2016.

Estadão Conteúdo

14 de novembro de 2015 | 22h12

A conquista teve ainda um tom dramático porque os paulistas atuaram com um jogador a menos desde os nove minutos do segundo tempo, quando o volante César Gaúcho foi expulso. Ele recebeu o segundo cartão amarelo ao cometer falta sobre Júnior Xuxa. Daí, o experiente técnico Marcelo Veiga não teve dúvidas: tirou seus atacantes e colocou mais marcadores. A estratégia, que parecia mortal, acabou funcionando.

"A gente sabia que era a única alternativa. E confiamos nos nossos jogadores, na capacidade deles se superarem. Deu certo e agora vamos festejar muito", analisou Marcelo Veiga.

O River sentiu muito a pressão devido à sua inexperiência em competições nacionais. Por isso, talvez, não tenha conseguido superar o bloqueio defensivo armado pelo Botafogo, que correu poucos riscos no primeiro tempo. Na etapa final, após a expulsão de César Gaúcho, o time de Ribeirão Preto só se defendeu. E mostrou competência.

FICHA TÉCNICA

RIVER-PI 0 x 0 BOTAFOGO-SP

RIVER-PI - Naylson; Toti, Índio, Rafael Araújo e Jadson (Robinho); Amarildo (Esquerdinha), Thiago Dias e Júnior Xuxa (Raphael Freitas); Célio Codó, Eduardo e Fabinho. Técnico: Flávio Araújo.

BOTAFOGO-SP - Neneca; Daniel Borges, Caio Ruan, Mirita e Augusto; César Gaúcho, Diego Pituca, Carlos Henrique e Vitinho (Lucas Ribeiro); Canela (Matheus Mancini) e Nunes (Dudu). Técnico: Marcelo Veiga.

CARTÕES AMARELOS - Amarildo e Fabinho (River-PI).

CARTÃO VERMELHO - César Gaúcho (Botafogo-SP).

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Alberto Silva, em Teresina (PI).

Tudo o que sabemos sobre:
futebolSérie DRiver-PIBotafogo-SP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.