Em treino, Robben e Sneijder mostram talento nas faltas

Holanda estreia contra a Espanha na próxima sexta-feira

PUBLICIDADE

Por Sergio Torres
Atualização:

Astros da Holanda, o meia Sneijder e o atacante Robben demonstraram extrema perícia no treinamento de cobrança de faltas realizado na tarde desta terça-feira no campo do Flamengo (Gávea, zona sul do Rio). O índice de aproveitamento das cobranças por parte dos dois foi excelente. Robben bateu sete faltas da entrada da área. Marcou quatro vezes. Sneijder destacou-se nas cobranças de média distância e também da entrada da área. Chutou 12 vezes a gol. Em todas superou a barreira móvel. Em seis chutes a bola entrou. A cobrança de faltas encerrou o treino de 70 minutos, dos quais 50 com bola. O técnico Louis Van Gaal surpreendeu até mesmo os cerca de 80 jornalistas holandeses que acompanham a seleção, ao tirar do grupo de titulares o zagueiro De Vrij, que vinha sendo aproveitado no time principal. Em seu lugar, colocou o volante De Guzman, que não treinara nos primeiros dias no Brasil por causa de uma contusão.

Robben acertou quatro de sete cobranças Foto: Alexandre Durão/Estadão

PUBLICIDADE

Se essa for a escalação contra a Espanha, na sexta-feira, em Salvador, quando começa a disputa do Grupo B da Copa, Van Gaal terá montado um time com três volantes (De Guzman, o possante De Jong e Clasie), o que indica uma Holanda cuidadosa contra os campeões do mundo.

Reforça essa impressão o fato de terem sido treinadas trocas de passes em velocidade e em, no máximo, dois toques, com ultrapassagem ao final. Essa é uma forma de jogar típica de equipes que priorizam a estratégia do contra-ataque. O treino dos titulares ocorreu de modo separado do dos reservas. Não houve mistura. Cada grupo exercitou-se em lados diferentes do gramado.

Em relação aos dias anteriores, os holandeses ficaram mais sossegados. Talvez por causa da chuva, que caiu no Rio quase o dia inteiro, não deixaram o hotel para ir ao calçadão e à areia da praia de Ipanema, onde fica o hotel onde estão hospedados. De manhã, De Vrij e o lateral-esquerdo Blind chegaram a sair, mas logo voltaram, espantados pelo vento.

Na véspera, todos os jogadores, após o treino no Flamengo, foram tomar banho de mar, o que atraiu pelo menos 200 torcedores e turistas. Também visitaram o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Na noite de segunda-feira, um grupo pequeno chegou a ir à noite a uma churrascaria na zona sul, para comemorar o aniversário de Sneijder, que completara 30 anos.

Apesar da chuva desta terça-feira, torcedores lotaram a frente do hotel durante a tarde, à espera dos jogadores holandeses. Um barulhento grupo de oito chilenos cantou e gritou durante a passagem da delegação pelo cordão de segurança formado por militares do Exército. O Chile é um dos adversários da Holanda nesta primeira fase da Copa.

Mesmo com a clara provocação, o ambiente era de descontração e festa. Os chilenos chegaram a abraçar e posar com cinco torcedores argentinos uniformizados. Argentina e Chile são rivais ferrenhos no futebol sul-americano.

Publicidade

O treinamento desta terça-feira contou a com a presença de Ruud Van Nilsterooy, ex-astro da seleção holandesa, titular da Copa de 2006. O ex-artilheiro, hoje com de 37 anos, está no Brasil como comentarista e acompanhou a movimentação das arquibancadas, na companhia dos jornalistas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.