Ivan Storti/Santos FC
Ivan Storti/Santos FC

Empate do Corinthians garante vantagem do mando ao Santos em possível semifinal

Equipe da Vila Belmiro manterá liderança geral do Campeonato Paulista caso passe de fase

Leandro Silveira, Estadão Conteúdo

25 de março de 2019 | 12h30

O Santos buscará a classificação às semifinais do Campeonato Paulista nesta terça-feira, quando vai visitar o Red Bull Brasil no Moisés Lucarelli, mas já sabe que terá a vantagem do mando de campo caso avance de fase. E isso foi assegurado pelo empate entre Ferroviária e Corinthians, domingo, por 1 a 1, em Araraquara.

No Paulistão, a classificação geral é levada em consideração para definir os confrontos das semifinais, sendo que os pontos conquistados nas quartas também são somados. E os resultados dos confrontos de ida determinaram que o Santos terá ao menos a segunda melhor campanha se avançar de fase.

O triunfo por 2 a 0 sobre o Red Bull Brasil, sábado, no Pacaembu, levou o Santos aos 26 pontos no somatório da classificação do Paulista, atrás apenas exatamente do clube campineiro, que está com 27. E agora também à frente do Palmeiras, que também somou 26 pontos, mas possui uma vitória a menos - 8 a 7 -, após o empate por 1 a 1 com o Novorizontino, também no sábado.

Mais importante para o Santos nesse momento de definição dos semifinalistas é que apenas o Palmeiras poderá ultrapassá-lo caso ambos avancem de fase. O Corinthians, que até tinha essa possibilidade antes do começo das quartas de final, não poderá fazê-lo, pois está com 22 pontos após empatar em Araraquara. Assim, ficará atrás do Santos mesmo que vença a Ferroviária na quarta-feira e o clube da Baixada perca para o Red Bull, mas se classifique, na terça.

Na terça-feira, portanto, o Santos definirá a sua classificação às semifinais e também se avançará com a segunda ou a melhor campanha. E caso triunfe já estará garantido com o melhor desempenho entre os quatro semifinalistas. Já a conquista da vaga com empate só o fará ser o primeiro colocado se o Palmeiras não bater o Novorizontino. E em caso de derrota, o time terá a melhor campanha apenas se o clube da capital for eliminado pela equipe do interior.

Podendo até perder por um gol de diferença para ser semifinalista, o Santos visita o Red Bull Brasil, no Moisés Lucarelli, às 20 horas desta terça-feira. Uma hora depois, o Palmeiras vai receber o Novorizontino, no Pacaembu. Os jogos vão definir dois semifinalistas e o time de melhor campanha até as quartas de final do Paulistão - Red Bull, Santos ou Palmeiras.

Na quarta-feira, serão disputados os outros dois jogos das quartas de final: Ituano x São Paulo, às 19h15, no Novelli Júnior, e Corinthians x Ferroviária, às 21h30, em Itaquera. Sairá desses jogos o rival do Santos nas semifinais se o clube da Vila Belmiro passar de fase.

Confira como está a classificação do Paulistão após a disputa dos duelos de ida das quartas de final:

1º - Red Bull Brasil - 27 pontos

2º - Santos - 26 pontos (8 vitórias)

3º - Palmeiras - 26 pontos (7 vitórias)

4º - Corinthians - 22 pontos

5º - Novorizontino - 21 pontos

6º - Ferroviária - 19 pontos

7º - São Paulo - 18 pontos

8º - Ituano - 17 pontos

Para Entender

Guia do Paulistão 2019: tudo o que você precisa saber sobre a competição

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo vão iniciar competição com menos de três semanas de pré-temporada

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.