REUTERS/Alkis Konstantinidis
REUTERS/Alkis Konstantinidis

Espanha vence e aproveita tropeço da Suécia; Portugal empata, e Alemanha faz 9 a 0 nas Eliminatórias

Seleção espanhola vence a Grécia por placar mínimo e depende de um empate contra suecos no domingo para se classificar para a Copa do Mundo

Redação, O Estado de S.Paulo

11 de novembro de 2021 | 19h12

Espanha e Portugal entraram em campo nesta quinta-feira pela nona e penúltima rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Catar e deram um importante passo para a classificação. Portugal não saiu do 0 a 0 com a Irlanda, enquanto a Espanha conseguiu uma vitória apertada por 1 a 0 sobre a Grécia. A definição das vagas dos portugueses e espanhóis ficará para a última rodada, no domingo. O resultado desta quinta eliminou de vez as chances de classificação da Grécia para o mundial.

No Grupo A, Portugal e Irlanda fizeram jogo pegado, que terminou empatado sem gols. Já nos minutos finais, o zagueiro Pepe, de Portugal, recebeu cartão vermelho. O resultado faz com que Portugal empate em pontos com a seleção da Sérvia, ambos têm 17. Por enquanto, os portugueses ficam na liderança pelos critérios de desempate. Portugal e Sérvia se enfrentam na 10ª e última rodada para definir quem se garante na copa e quem vai para a repescagem. “Não tivemos muitas chances, mas poderíamos ter marcado com o pouco que criamos”, afirmou João Moutinho, meio-campistas de Portugal. “Não conseguimos uma vitória, mas alcançamos o nosso objetivo de estar em primeiro lugar. Era o que queríamos".

A seleção da Espanha venceu a Grécia por 1 a 0, com gol de pênalti de Pablo Sarabia. O resultado deixa a Espanha a um empate da Copa do Mundo. A situação no Grupo B é bem parecida com a de Portugal e Sérvia. Líder, com 16 pontos, a Espanha enfrenta a vice-líder Suécia em casa na 10ª rodada. Os suecos perderam por 2 a 0 para a Geórgia nesta quinta e ficam com 15 pontos, precisando vencer os espanhóis na rodada final.

“Vamos sair para ganhar. Fizemos isso em todos os jogos. A Suécia é um adversário muito difícil, que conhecemos muito bem. Não cometeremos o erro de pensar no empate”, resumiu o técnico da Espanha, Luis Enrique. “A nossa forma de jogar pode ajudar a Suécia, mas vamos pressionar, vamos correr riscos. Não faz sentido mudar porque estaremos jogando pelo empate. Teremos ainda o torcedor ao nosso”, reforçou, referindo ao fato de o jogo ser no Olímpico de La Cartuja, em Sevilha.

LÁ VEM ELES DE NOVO

A Alemanha, que vive grande fase e entrou em campo já classificada, não teve dificuldades para golear Liechtenstein por 9 a 0. Logo aos 9 minutos, Hofer cometeu pênalti e foi expulso, para dificultar ainda mais a vida de Liechtenstein. Gundogan cobrou e abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, Kaufmann, contra, Leroy Sané e Marcos Reus fizeram 4 a 0. No segundo tempo, Sané, Muller, duas vezes, Baku e Goppel, contra, fecharam a goleada

Alemanha e Liechtenstein estão no Grupo J das Eliminatórias Europeias. O time de Hansi Flick é líder com 24 pontos e já garantiu vaga na próxima Copa do Mundo, enquanto Liechtenstein está no outro extremo da tabela, com apenas um ponto somado. Em outros dois jogos do grupo nesta quinta, a Macedônia do Norte derrotou a Armenia por 5 a 0, enquanto Romênia e Islândia ficaram no empate sem gols.

A vaga na repescagem será decidida na última rodada, domingo, com vantagem para a Macedônia do Norte, que está em segundo com 15 pontos e vai enfrentar a Islândia, que não tem mais chances, em casa. A Romênia ocupa o terceiro lugar, com 14, e visita Liechtenstein

Confira os outros resultados desta quinta-feira: Azerbaijão 1 x 3 Luxemburgo (Grupo A); Rússia 6 x 0 Chipre, Malta 1 x 7 Croácia e Eslováquia 2 x 2 Eslovênia (Grupo H).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.