Mikhail Klimentyev/AP
Mikhail Klimentyev/AP

Estádio em Rostov para a Copa de 2018 está atrasado em sete meses

Data para que arena do próximo Mundial, com capacidade para 45 mil pessoas, esteja concluída foi alterada para dezembro de 2017

Estadão Conteúdo

04 de fevereiro de 2015 | 13h44

A construção de um estádio na cidade russa de Rostov para a Copa do Mundo de 2018 está atrasada em sete meses e encara um "cronograma muito apertado" para estar pronto a tempo, disse o ministério da construção da região. A data para que a arena, com capacidade para 45 mil pessoas, esteja concluída foi alterada de maio para dezembro de 2017, completou o ministério em um comunicado.

O problema que provocou o atraso não foi especificado. "Tomando em conta o apertado cronograma para a construção do estádio, serão organizados turnos duplos de trabalho" nas obras.

O ministro russo dos Esportes e presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2018, Vitaly Mutko, havia dito que considerava o estádio de Rostov, que ficará ao lado de um rio, a obra mais complicada dos 12 estádios que a Rússia construirá ou remodelará, e que seu custo poderia aumentar. Os operários têm que trabalhar com temperaturas que atingem até - 15ºC.

O governo regional de Rostov, no sul da Rússia, calculou que o estádio custará 20.200 bilhões de rublos (aproximadamente R$ 832 milhões), e que o valor total para que a região se prepare para a Copa do Mundo é de 85 bilhões de rublos (R$ 3,5 bilhões).

A maioria dos outros estádios parece estar cumprindo os prazos estabelecidos, ainda que uma exceção seja o de São Petersburgo, com capacidade para 69 mil pessoas e que será sede de uma das semifinais do Mundial de 2018. Essa arena estava prevista para ser inaugurada em 2008 como sede do Zenit, mas agora a meta é para ficar pronto em 2016 e ser utilizado na Copa das Confederações de 2017.

Também houve atrasos no ano passado no estádio de Kaliningrado, no oeste da Rússia, porque os governos federal e local não tinham um acordo sobre onde construí-lo. A situação foi resolvida e as obras preliminares começaram no mês passado.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCopa do MundoRostovCopa 2018

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.