JF Diório/AE - 11/7/2011
JF Diório/AE - 11/7/2011

Estado de saúde de Sócrates evolui e ele já respira sem ajuda de aparelhos

Ex-jogador se recupera na UTI de uma hemorragia interna no aparelho digestivo

Marcela Bourroul Gonsalves, Agência Estado

14 de setembro de 2011 | 15h32

SÃO PAULO - O ex-jogador Sócrates está consciente e passou a respirar sem ajuda de aparelhos, segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele está internado desde o dia 5 de setembro. Apesar da evolução, o ídolo do futebol brasileiro ainda não tem previsão para sair da UTI.

Sócrates se recupera de uma hemorragia interna no aparelho digestivo, sofrida no dia 5 de setembro. O caso é grave, mas ele vem apresentando evolução. Na última terça-feira, por exemplo, o balão gástrico foi retirado de seu organismo e não houve sinal de sangramento. E agora o ex-jogador passou a respirar sem a ajuda de aparelhos.

No mês passado, Sócrates chegou a ficar nove dias internado no mesmo hospital, também com hemorragia, mas recebeu alta no dia 27 de agosto. Pouco depois, porém, voltou a ser hospitalizado. Quando saiu da primeira internação, o ex-jogador de 57 anos revelou que era dependente de álcool e que tinha um ponto cirrótico localizado em uma área hipersensível do fígado.

Sócrates é um dos nomes de destaque na história do futebol brasileiro. Ele defendeu a seleção na Copa de 1982 e de 1986. Seu maior sucesso, no entanto, foi com a camisa do Corinthians, onde jogou de 1978 a 1984, período em que conquistou três títulos do Campeonato Paulista: 1979, 1982 e 1983. Participou também da campanha Diretas Já, em 1984, e foi um dos principais idealizadores do movimento Democracia Corintiana.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolSócrates

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.