
23 de novembro de 2012 | 15h30
A estátua de 2,7 metros foi apresentada em uma cerimônia acompanhada pelo atual elenco do United e muitos dos grandes nomes que trabalharam na equipe sob comando do treinador, como Eric Cantona, Ruud van Nistelrooy e Peter Schmeichel.
O artista Philip Jackson, que também foi responsável por outra estátua no Old Trafford em homenagem ao ex-técnico Matt Busby, e também pela peça que homenageia o trio Bobby Charlton, George Best e Denis Law, resistiu à tentação de retratar Ferguson discutindo com um árbitro, mascando chiclete ou olhando para o relógio.
"Tentei retratá-lo como um homem de grande determinação e um homem pensativo, mas também com o humor que ele tem em abundância, então tem apenas um pequeno sorriso de canto de boca. Era exatamente o que eu queria retratar", disse o artista.
Ferguson, que conquistou 12 títulos ingleses e duas Ligas dos Campeões em 26 anos como técnico do United, ficou contente com sua aparência na estátua.
"Normalmente as pessoas morrem antes de terem uma estátua. Eu estou superando a morte", disse ele na apresentação, diante de 2.500 pessoas no estádio.
(Reportagem de Martyn Herman)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.