Eto'o faz 2 e Camarões vence estreia pela Copa Africana

O atacante Samuel Eto''o foi o grande destaque neste sábado na estreia de Camarões pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações. Na partida que marcou a sua centésima atuação pela seleção camaronesa, o jogador da Internazionale de Milão marcou dois gols e garantiu a vitória por 3 a 1 sobre as Ilhas Maurício, fora de casa.

AE, Agência Estado

04 de setembro de 2010 | 20h04

O jogo disputado no Estádio Anjalay, na cidade de Belle Vue, também foi o primeiro do novo técnico Javier Clemente à frente da equipe. O treinador espanhol substituiu o francês Paul Le Guen após o fiasco de Camarões na Copa do Mundo da África do Sul, onde foi a primeira seleção a ser eliminada, somando três derrotas.

O triunfo de Camarões foi válido pelo Grupo E do classificatório, que terá sequência neste domingo, com a partida entre Congo e Senegal, os outros integrantes da chave. Ainda na sexta-feira, a Argélia abriu a disputa no Grupo D com o empate por 1 a 1 diante da Tanzânia, em casa, resultado que provocou a demissão do técnico Rabah Saadane.

Também neste sábado, a Costa do Marfim foi outra das principais seleções africanas a vencer. Mesmo sem o atacante Didier Drogba, a equipe ganhou de Ruanda por 3 a 0. A África do Sul, que não conta mais com o técnico Carlos Alberto Parreira - o sul-africano Pitso Mosimane, ex-auxiliar do brasileiro, assumiu o cargo - bateu Níger por 2 a 0.

A próxima Copa Africana será disputada em 2012, com sede dividida entre Gabão e Guiné Equatorial. Além das seleções anfitriãs, mais 14 virão das Eliminatórias, que têm 11 grupos. Os primeiros colocados de cada chave se garantem no torneio, assim como os dois segundos melhores colocados e o vice-líder do Grupo K, único com cinco equipes.

O Egito, que estreia neste domingo contra Serra Leoa, é o atual tricampeão. A última edição da competição foi no primeiro semestre deste ano. Antes do início da hegemonia egípcia, a Tunísia ficou com a taça em 2004 e Camarões conquistou o bi em 2000 e 2002.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.