Lorenzo Galassi/AP
Lorenzo Galassi/AP

Europa pode definir mais seis classificados para a Copa

Itália, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Sérvia e Eslováquia tentam neste sábado confirmar a vaga no Mundial

Agência Estado,

10 de outubro de 2009 | 09h19

NYON - Depois de Espanha, Inglaterra e Holanda, outras seis seleções europeias podem garantir neste sábado a classificação para a Copa de 2010. Itália, Alemanha, Dinamarca, Suíça, Sérvia e Eslováquia entram em campo, pela penúltima rodada das Eliminatórias, com chances de conseguir a vaga antecipada para a disputa do Mundial da África do Sul.

Veja também:

especialMAPA - Os países que já garantiram vaga na Copa

especial ELIMINATÓRIAS - Mais no canal especial

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

Atual campeã mundial, a Itália está em situação confortável. Líder do Grupo 8, com 20 pontos, a seleção italiana precisa apenas do empate em Dublin contra a Irlanda, que está em segundo lugar com 16 pontos. O técnico Marcello Lippi não terá o zagueiro Cannavaro, que foi flagrado em exame antidoping - ele, porém, não joga por suspensão por cartões.

Os irlandeses, comandados pelo técnico italiano Giovanni Trapattoni, ainda sonham com a vaga no Mundial de 2010. E prometem vencer diante dos 75 mil torcedores que devem lotar o estádio em Dublin. "Não é algo pessoal", afirmou o treinador dos donos da casa, minimizando o confronto com seu país de origem. "A Irlanda pode ganhar da Itália."

A Eslováquia, que lidera o Grupo 3, com 19 pontos, também busca um simples empate neste sábado para garantir sua vaga na Copa de 2010. E ainda joga em casa, onde enfrentará a Eslovênia, que soma 14 pontos e ocupa a segunda posição na chave.

Para as outras quatro seleções, só a vitória interessa neste sábado. A Alemanha tem que ganhar da Rússia, em Moscou; a Sérvia busca os três pontos diante da Romênia, em Belgrado; e a Dinamarca precisa do triunfo sobre a Suécia, em Copenhague. Para a Suíça, porém, não basta vencer: além de bater Luxemburgo, fora de casa, torce por um empate entre Grécia e Letônia.

PERIGO

Em Lisboa, a seleção portuguesa continua seu calvário em busca da vaga na Copa. Na terceira posição do Grupo 1, Portugal precisa vencer a Hungria e ainda torcer para que a Suécia não vença a Dinamarca. Caso contrário, o time do astro Cristiano Ronaldo não chegará sequer à repescagem.

Apenas cumprindo tabela, a Espanha visita a Armênia e a Inglaterra viaja para a Ucrânia. Já a Holanda, outra seleção europeia previamente classificada para a Copa, não joga mais nas Eliminatórias - seu grupo encerrou a disputa antes dos demais.

Confira todos os 21 jogos deste sábado na Europa:

Dinamarca x Suécia

Portugal x Hungria

Luxemburgo x Suíça

Israel x Moldávia

Grécia x Letônia

República Checa x Polônia

Eslováquia x Eslovênia

Finlândia x País de Gales

Rússia x Alemanha

Liechtenstein x Azerbaijão

Armênia x Espanha

Estônia x Bósnia

Bélgica x Turquia

Bielo-Rússia x Casaquistão

Ucrânia x Inglaterra

Áustria x Lituânia

Sérvia x Romênia

França x Ilhas Faroe

Chipre x Bulgária

Montenegro x Geórgia

Irlanda x Itália

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.