Publicidade

Eusébio dará nome em avenida próxima ao Estádio da Luz

Câmara Municipal de Lisboa aprova proposta que homenageia ídolo morto em janeiro: ex-jogador já possui estátua próxima ao local

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O lendário Eusébio, ex-jogador de Benfica e da seleção portuguesa, vai dar seu nome em avenida junto do Estádio da Luz, em Lisboa, após aprovação nesta quarta-feira. A Câmara Municipal deu sinal verde para a proposta de mudar para Eusébio da Silva Ferreira o nome de uma parte da Segunda Circular, rodovia radial que liga o leste ao oeste da capital portuguesa e faz fronteira com o estádio do seu ex-clube.

PUBLICIDADE

A avenida vai se juntar à estátua do próprio Eusébio, já existente, e que está localizada em frente à entrada do Estádio da Luz, construída quando o ex-jogador havia completado 50 anos. O lugar ainda é visitado por muitos amantes do futebol. O atacante, conhecido como 'Pantera Negra' por seu estilo explosivo e de jogo rápido, morreu em janeiro deste ano, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele tinha 71 anos.

Nascido em 1942, em Maputo, capital da ex-colônia portuguesa Moçambique, Eusébio foi premiado com a Bola de Ouro em 1965 e se tornou o maior símbolo do futebol nacional por décadas. Considerado um dos grandes nomes do futebol mundial, o jogador foi o grande astro do Benfica nos anos 60 e 70, com o qual venceu 12 Campeonatos Portugueses, cinco Taças de Portugal e a Taça da Europa em 1962.

Eusébio é o maior jogador da história do Benfica e idolatrado por todos os portugueses Foto: Francisco Rocha/Divulgação

Com a seleção, o jogador fez um gol logo em sua estreia na derrota contra Luxemburgo. Sua principal conquista na equipe foi a terceira colocação na Copa do Mundo de 1966, que ocorreu na Inglaterra, onde fez nove gols. Ao todo, Eusébio marcou 41 gols em 64 jogos defendendo Portugal.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.