Aziz Uzun/EFE - 4/8/2011
Aziz Uzun/EFE - 4/8/2011

Federação turca tira Fenerbahçe da Liga dos Campeões

Clube foi excluído da principal competição europeia por suposto escândalo de manipulação de resultados

AE-AP, Agência Estado

24 de agosto de 2011 | 14h29

ISTAMBUL - A Federação Turca de Futebol informou nesta quarta-feira que excluiu o Fenerbahçe da Liga dos Campeões. A medida foi tomada por conta do escândalo de manipulação de resultados que já prendeu 30 pessoas, adiou o início do Campeonato Turco e fez o Besiktas devolver a taça de campeão da última Copa da Turquia.

Clube dos brasileiros André Santos, Cristian e Alex, e atual campeão turco, o Fenerbahçe é um dos principais suspeitos de terem participado do esquema de resultados. A equipe corre, inclusive, o risco de perder o título e cair para a segunda divisão.

A exclusão do Fenerbahçe ocorre um dia antes do sorteio das chaves na Liga dos Campeões, que será realizado em Mônaco na quinta-feira. Ainda não se sabe como a Uefa escolherá um substituto para o time turco.

A decisão ocorre também na mesma semana em que o inspetor-chefe da seção disciplinar da Uefa, Pierre Cornu, visitou a Turquia para conversar com dirigentes locais sobre a manipulação de resultados. Na semana passada, a federação turca adiou a decisão sobre possíveis punições aos suspeitos de corrupção no esporte do país.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.