Fenerbahce apela da exclusão da Liga dos Campeões

O campeão turco Fenerbahce afirmou nesta quinta-feira que vai apelar da sua exclusão desta temporada da Liga dos Campeões por causa de uma investigação sobre uma manipulação de resultados envolvendo o principal time de Istambul, que mergulhou a liga turca na desordem.

DAREN BUTLER, REUTERS

25 de agosto de 2011 | 11h56

O clube será substituído pelo Trabzonspor, vice-campeão da liga na última temporada por saldo de gols.

A decisão da Federação Turca de Futebol (TFF), tomada após pressão da Uefa, é mais uma preocupação de receita entre os clubes desde que o caso sobre manipulação de resultados surgiu, embora nenhuma decisão tenha sido tomada para banir um clube.

O Fenerbahce disse que seus prejuízos nas receitas devido à exclusão da Liga dos Campeões serão de 25 milhões de euros (36 milhões de dólares) e suas ações caíram 18 por cento na bolsa de Istambul.

As ações do Trabzon subiram 21,8 por cento.

"Nosso clube apelou ao Conselho de Arbitragem da TFF para suspender e anular a decisão de barrá-lo da Liga dos Campeões da Uefa", disse o Fenerbahce em um comunicado à bolsa de Istambul.

Mais de 30 jogadores e autoridades foram presos enquanto aguardam julgamento, incluindo o presidente do Fenerbahce, Aziz Yildirim, e o técnico e vice-presidente do Besiktas em ligação com a suposta manipulação de resultados em 19 jogos.

O Fenerbahce disse em um comunicado que a postura da UEFA na questão foi ilegal e que tomaria ação legal contra ela e contra a federação turca, destacando o princípio de "inocência até prova em contrário."

Tudo o que sabemos sobre:
FUTEBOLFENERBAHCELIGA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.