Ferdinand é multado por comentário no Twitter

O zagueiro do Manchester United Rio Ferdinand foi multado e advertido sobre sua conduta em relação a um comentário postado no Twitter em que se referiu a Ashley Cole, do Chelsea, como "choc ice", uma expressão que muitos consideram racista, informou a Federação Inglesa de Futebol nesta sexta-feira.

Reuters

17 de agosto de 2012 | 11h57

"Rio Ferdinand foi multado em 45.000 libras (70.800 dólares) depois que uma Comissão Regulatória Independente considerou provada a acusação de conduta imprópria em relação ao comentário postado no Twitter", segundo comunicado.

"A Comissão decidiu que o comentário foi impróprio e desprestigiava o esporte. Além disso, a Comissão concluiu que a violação incluiu uma referência à origem étnica, cor ou raça."

O comentário no Twitter em questão foi postado depois que Cole testemunhou em um julgamento contra o capitão do Chelsea, John Terry, que depois foi considerado inocente de insultos racistas contra o irmão de Ferdinand, Aston, durante um jogo em outubro.

Ferdinand respondeu a um usuário do Twitter que disse: "Parece que Ashley Cole vai ser o 'choc ice' deles."

Ferdinand respondeu: "Te ouço cara! Choc ice é clássico! hahahahahahha!"

O termo "choc ice" é entendido por muitos como tendo conotação racial, significando que uma pessoa é negra por fora e branca por dentro.

Ferdinand apagou o comentário e negou que o termo era racista.

(Reportagem de Tom Bartlett)

Tudo o que sabemos sobre:
FUTFERDINANDMULTA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.