PUBLICIDADE

Publicidade

Fifa anuncia norueguês como diretor de estratégia de Infantino

A Fifa anunciou nesta quarta-feira que contratou Kjetil Siem, funcionário da Associação Norueguesa de Futebol, para ser diretor de assuntos estratégicos do presidente Gianni Infantino. A nova função é mais um passo no processo de revisão estrutural da entidade gestora do futebol mundial, sediada em Zurique.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Siem começará a trabalhar na Fifa antes da chegada em junho da secretária-geral Fatma Samoura, uma funcionária da ONU, do Senegal, que nunca antes teve um cargo no futebol. Nos últimos quatro anos, Siem foi secretário-geral da federação norueguesa, ocupando, portanto, a mesma posição que Infantino tinha na Uefa.

PUBLICIDADE

Na Noruega, Siem é creditado como o idealizador da criação do "Aperto de mão para a paz" projeto do o Centro Nobel da Paz, que foi adotado mais tarde pelo então presidente da Fifa, Joseph Blatter.

A organização suspendeu as relações com a Fifa no ano passado, após as promotorias federais da Suíça e dos Estados Unidos revelarem investigações que apontaram o envolvimento de vários dirigentes da entidade em corrupção. O escândalo forçou Blatter a deixar o seu cargo, levando, posteriormente, a Infantino ser eleito presidente da Fifa em fevereiro.

Siem, de 55 anos, é um ex-jornalista e também trabalhou como CEO do Campeonato Sul-Africano de Futebol entre 2007 e 2010. Agora ele será o diretor de assuntos estratégicos da Fifa.