PUBLICIDADE

Fifa confirma Brasil como um dos três candidatos finais a receber Mundial sub-20

Entidade anuncia presença do País ao lado de Indonésia e Peru na busca de ser sede do torneio em 2021

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Fifa anunciou nesta quarta-feira o Brasil como um dos três países restantes no processo de escolha da sede do Mundial sub-20 de 2021. Após cinco candidaturas inicialmente apresentarem interesse, a entidade manteve na disputa a proposta da CBF, que tem como concorrentes o Peru e a Indonésia. A definição será anunciada em outubro, em reunião do Conselho Mundial da Fifa, na China.

O Brasil oficializou a candidatura em julho, após ter manifestado o interesse em maio. Já no fim de agosto, a CBF entregou uma série de documentos para embasar a proposta e agora aguarda a definição. O processo seletivo promovido pela Fifa começou inicialmente com a eliminação de duas candidaturas em conjuntas de países: Myanmar e Tailândia, assim como Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos saíram da disputa.

Jogadores da Ucrânia comemoram título no Mundial Sub-20 sobre a Coreia do Sul. Foto: Kacper Pempel/Reuters

PUBLICIDADE

Além do Mundial sub-20, o Brasil receberá neste ano o Mundial sub-17, entre outubro e novembro. O País também busca receber a Copa do Mundo Feminina, em 2023, e tem como concorrentes África do Sul, Argentina, Austrália, Colômbia, Japão, Nova Zelândia e as duas Coreias. Inclusive, a Fifa confirmou nesta semana a presença da candidatura brasileira neste processo. O anúncio da sede será em maio de 2020.

Apesar da mobilização para ser sede, a seleção brasileira de base não tem conquistado bons resultados. A equipe não se classificou para três das quatro últimas edições do Mundial Sub-20 após realizar campanhas ruins no Sul-Americano da categoria. Já em competições sub-17, o time foi seminalista na última edição, há dois anos, e terá a oportunidade de jogar em casa a próxima edição.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.