Fifa
Fifa

Fifa confirma Mundial de Clubes no Catar entre os dias 11 e 21 de dezembro

Competição será a penúltima no atual formato com sete equipes; a partir de 2021, 24 times participarão da competição

Redação, Estadão Conteúdo

26 de julho de 2019 | 09h42

A Fifa confirmou nesta sexta-feira, em um comunicado oficial divulgado em seu site, o calendário do Mundial de Clubes, que será disputado no Catar. A competição, em sua penúltima edição no atual formato com sete equipes, começará no dia 11 de dezembro e terminará 10 dias depois, em um sábado. A partir de 2021, 24 times participarão do torneio que será disputado de quatro em quatro temporadas.

Três clubes já estão classificados para o Mundial deste ano. Atual vencedor da Liga dos Campeões da Europa, o Liverpool é o grande favorito ao título. Monterrey, do México (dono do título da Concacaf), e o Hienghene Sport, da Nova Caledônia (campeão da Oceania), são os outros participantes confirmados.

Os representantes da América do Sul (Conmebol), África, Ásia e do país-sede ainda não foram definidos. Na Copa Libertadores, seis equipes brasileiras poderão disputar o torneio. Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Flamengo e Athletico-PR disputarão os jogos de volta das oitavas de final na próxima semana em busca de uma vaga no torneio da Fifa.

O campeão catari, o Al Sadd, que agora é treinado pelo ex-meia espanhol Xavi Hernández, também tem vaga assegurada desde que nenhuma equipe do Catar conquista a Liga dos Campeões da Ásia. Se isso ocorrer, campeão e vice do continente asiático vão disputar o Mundial.

Mesmo sem saber o representante, o continente sul-americano sabe que a equipe vencedora da Libertadores estreará no dia 17 de dezembro nas semifinais do Mundial, um dia antes do Liverpool, também uma fase antes da grande final no Catar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.